telefone(85) 4009.6300

Cases de inovação desenvolvidos pelo SENAI Ceará serão apresentados em evento nacional

02/05/2019 - 10h05

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica teve três cases de sucesso selecionados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para participar do evento Summit SENAI 4.0, que acontece em junho, em Brasília, e deverá reunir os melhores casos de sucesso de atuação do SENAI em inovação, em todo o país. Os cases cearenses mostram como o SENAI Ceará auxiliou as empresas a inovar em duas áreas: redução de desperdícios produtivos (otimização) e dados integrados em tempo real (digitalização).

Em parceria com o Sebrae, o SENAI executou na empresa Agromix Rações um projeto piloto de consultoria em Indústria 4.0. A empresa produz rações para aves e suínos. De acordo com o sócio da empresa, André Siqueira, a empresa recebeu acompanhamento técnico do SENAI para implantação de sensores e tecnologias que hoje facilitam a toda de decisão e o aumento da produtividade. "A partir dos sensores, recebemos informação em tempo real, de tudo que acontece com as máquinas, acessando até pelo celular. Isso possibilitou definir novas metas de produtividade, fazer ajustes, evitar problemas que causavam paradas de equipamento e com isso, melhoramos a produtividade do sistema e o resultado de produção da empresa. Recomendo demais que os industriais acessem e conheçam as expertises do SENAI", indica.

As empresas Carone e Fino Corpo melhoraram seus processos produtivos por meio da redução de desperdícios. A Carone produz cadeiras de rodas. A gerente geral da empresa, Yalis Cardoso, conta que não estavam conseguindo atender os clientes com velocidade e sabiam que o gargalo estava na produção. "Nossa busca pelo SENAI foi para melhorar processos. Medimos o tempo de produção de dois principais produtos, desde a chegada do aço até o produto ser expedido. A partir disso, economizamos tempo em costura, pintura, montagem. Estamos produzindo mais e estamos colhendo os frutos", revela.

Na Fino Corpo, indústria de lingerie, o SENAI também atuou para aumentar produtividade reduzindo desperdícios. A estratégia de cronometrar o tempo de produção de cada peça também foi utilizada, conforme conta o proprietário da empresa, Eudes Colares. Ele conta que a empresa é pequena e com o acúmulo de pedidos, passaram a perceber desorganização. Quando ficou sabendo que o SENAI poderia ajudar, Eudes se animou e percebeu que era o momento de melhorar o negócio. "Na nossa empresa, todo mundo produzia tudo. A partir da consultoria, dividimos e cada grupo tem sua produção. Temos o grupo que produz calcinha, outro só sutiã e um outro trabalha com sustentação. Como estão separados, quando surge uma dificuldade, sabemos onde está o problema", explica. Antes, a produção diária de cada funcionário era de 27 peças. Hoje, esse número está em 70.

De acordo com o gerente de inovação do Sistema FIEC, Pablo Padilha, os três cases enviados pelo SENAI Ceará foram selecionados entre os 40 de todo Brasil. "Essa escolha de 100% dos nossos cases para serem apresentados nacionalmente sugere a eficiência das consultorias e desenvolvimento de projetos de inovação do SENAI Ceará, sempre focado na real necessidade da indústria".

Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica
O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, inaugurado em 2014, presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e competitividade da indústria cearense. Alguns dos principais objetivos do IST Eletrometalmecânica é a realização de pesquisas aplicadas, criação de novas tecnologias, novos produtos e a promoção de soluções inovadoras para as indústrias cearenses.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.  

Quer desenvolver inovação na sua indústria? Procure o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica: (85) 4009-6300.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright