telefone(85) 4009.6300

SESI e SENAI Ceará capacitarão 100 jovens de Horizonte, em parceria com a Ford

15/04/2019 - 14h04

A Ford apresentou na sexta-feira (12/4), o Programa de Educação para Jovens que começa a ser realizado este ano na cidade de Horizonte, no Ceará, sede da fábrica da Troller, com a criação da primeira turma formada por 100 estudantes da rede pública de ensino. As capacitações serão dadas pelo SESI e SENAI Ceará. O objetivo da iniciativa é preparar jovens de 17 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de emprego e renda.

A solenidade de apresentação, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte (SEDUC), contou com representantes do Governo do Ceará, da Prefeitura de Horizonte, do SESI e SENAI Ceará e dos 100 jovens beneficiados pelo projeto. A seleção dos estudantes foi realizada com base no desempenho escolar.

A supervisora de comunicação e responsabilidade social da Ford, Magnólia Borges, apresentou os detalhes do programa. Em sua fala, pediu dedicação e responsabilidade dos participantes. "Esse programa já é realizado com sucesso em Camaçari, na Bahia. Deu tão certo que trouxemos para cá. Contamos com o comprometimento de todos", disse.

A capacitação é composta de duas etapas. A primeira, realizada pelo SESI Ceará, terá 150 horas e é focada, principalmente, no desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão no ambiente profissional. Ela inclui as disciplinas: comunicação escrita, matemática e lógica, informática básica, comportamento saudável, noções de saúde e segurança do trabalho, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, 5S (organização e limpeza), 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), administração financeira, formação pessoal e social, ética, gerenciamento do tempo, relacionamento interpessoal e curso básico de inglês.

A segunda etapa, conduzida pelo SENAI Ceará, com 160 horas, é de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Nela, os alunos têm oportunidade de adquirir conhecimentos específicos para ampliar as oportunidades de emprego e renda em funções como: auxiliar de eletricista, auxiliar mecânico de automóveis leves, auxiliar de manutenção de máquinas industriais e auxiliar administrativo.

Os cursos usam metodologias ativas para incentivar e valorizar os alunos, unindo teoria e prática. Além de palestras com executivos da Troller sobre mercado de trabalho e de terem a oportunidade de visitar a fábrica, eles serão orientados a se preparar para processos seletivos, desde a elaboração do currículo até a postura em entrevistas e dinâmicas de grupo. Ao final do curso, os estudantes poderão participar do processo seletivo de jovem aprendiz da Troller.

Os estudantes ainda serão contemplados com curso de Robótica, ofertado pelo Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford. A atividade terá 30 horas, usando a metodologia de robótica LEGO® Mindstorms®, e servirá como formação complementar para aprimorar as competências matemáticas e de raciocínio lógico dos estudantes.

O prefeito de Horizonte, Chico Cesar, agradeceu à Ford por investir nos jovens horizontinos. "Eles terão oportunidade de aprendizagem e inserção no mundo do trabalho. Eles serão transformados em cidadãos que transformarão o mundo através do conhecimento. Esse programa significa muito. Além de oportunidade para os estudantes, é esperança para famílias e exemplo para os 13 mil estudantes da rede pública municipal. A educação profissional que será oferecida se reverberá em benefícios para todo o município", considera.

O coordenador de educação profissional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Rodolfo Sena, ressaltou que a Ford reforça o compromisso com a sociedade, gerando mais credibilidade ao negócio, ao criar e executar um programa como esse. De acordo com o coordenador, na Educação Profissional, o Governo do Estado atua em todo o Ceará com 52 cursos em 122 escolas de 89 municípios. Atualmente, são 56 mil alunos matriculados na Educação de Ensino Médio integrado à Educação Profissional na rede estadual. 

         

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright