telefone(85) 4009.6300

Beto Studart analisa a responsabilidade fiscal em artigo publicado no O Povo

22/02/2019 - 10h02

Em artigo publicado hoje, (22/2), no jornal O Povo, o presidente da FIEC, Beto Studart, analisa a responsabilidade fiscal. Confira:

Reforma e responsabilidade fiscal

A recessão vivenciada pelo País nos últimos anos, causada por gestões descompromissadas com o gasto público, deixou uma lição fundamental. Na perspectiva de que recursos escassos se contrapõem às necessidades ilimitadas, é papel de qualquer dirigente público, ter na responsabilidade fiscal o seu parâmetro maior para a tomada de decisões.

É assim nas empresas que conseguem sobreviver às crises mais agudas, e deve ser nas gestões públicas mesmo em tempos de cenários adversos. O Ceará é exemplo de como isto é possível, pois enquanto várias unidades federativas não dispõem de recursos para pagar suas folhas, somos exemplo em solidez fiscal. Neste sentido, gerir com competência é identificar a responsabilidade fiscal nas administrações públicas como o grande diferencial em termos de modernização de gestão.

É fato que diante das imensas dificuldades pelas quais o País vem passando, sempre haverá demandas a serem consideradas prioritárias. Mas o que separa o bom gestor do dirigente mediano é a capacidade de fazer as escolhas a partir dos recursos que possui. Vivemos um momento especial no Brasil para discutirmos abertamente os conceitos que dizem respeito à responsabilidade fiscal, começando pelas reformas necessárias para recolocar o País na estrada do desenvolvimento.

É dessa discussão desapaixonada sobre os destinos do País que todo o setor produtivo está ansioso para participar. Queremos um Brasil que possamos nos orgulhar, de dirigentes ciosos com a coisa pública, certos de que esses exemplos serão reverberados pelo resto da sociedade. Nos animamos com a possibilidade de debater sem ranços ou preconceitos estas questões, pois este é o destino que nos aguarda, cedo ou tarde.

Como dirigente de uma instituição de classe que se orgulha de ser modelo de modernização de gestão, me sinto no dever de fazer esta reflexão como contribuição ao debate. Já passamos da hora de virarmos a página de sermos um País conhecido por suas mazelas. Precisamos voltar nossas energias para pensarmos grande a partir do que possuímos de mais forte, que é a nossa capacidade de superação.

Confira o artigo no site do O Povo online.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright