telefone(85) 4009.6300

SESI Bonecos do Mundo acontece até domingo em Fortaleza

06/11/2018 - 12h11

Teve início ontem (5/11), no Theatro José de Alencar, o festival SESI Bonecos do Mundo, promovido pelo Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB) com patrocínio do Serviço Social da Indústria (SESI). A programação segue até amanhã no Theatro e no Centro Cultural Dragão do Mar no sábado e domingo (10 e 11/11).

O representante do IPCB, Jorge Luis, diz que o festival busca inspirar cada participante a ter uma vida mais criativa, mais produtiva e com mais qualidade. “O Ceará é rico em diversas culturas, principalmente a cultura bonequeira. Quando estamos aqui nos sentimos em casa”, conta.

O espetáculo apresentado ontem foi Alice Live, da banda mineira Pato Fu e do grupo Giramundo, também de Minas Gerais. A peça, uma releitura de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, junta várias linguagens artísticas no palco: projeção audiovisual, bonecos, canto, teatro. Hoje (6/11), outro clássico estará em cena: “Aladim”, que será encenado pelos tchecos The Forman Brothers’ Theatre. Amanhã (7/11), é a companhia Jordi Bertran, da Espanha, que mostrará sua Antologia Poética. Para essas apresentações, é necessário retirar o ingresso gratuitamente a partir das 12h do dia da apresentação na bilheteria do teatro. Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa.

No sábado e domingo (10 e 11/11), o espaço estará completamente transformado para o festival. A programação começa às 16h30 com espetáculos que interagem diretamente com o público. A estrutura do evento é composta também por três palcos, um pavilhão de exposição, um tablado e até uma Kombi abrigará apresentações. Haverá, ainda, um espaço especial para os mestres mamulengueiros, a Praça dos Mamulengos. Esta é a segunda vez que o projeto vem ao Ceará com esse formato. A primeira foi em 2012. Como SESI Bonecos do Brasil já se apresentou em 2004 e 2008. Somadas as três edições atingiram um público de cerca de 125 mil pessoas.

Da Argentina, vem a Bululu Teatro, com o espetáculo "A Velha”. Duas companhias italianas estão no Sesi Bonecos: Cia Dromosofista, com o espetáculo “Historietas de um Abraço”; e Giovago & Rondella, com “ Quadri”. Do Chile vem David Juazola, que mostrará “O Jogo do Tempo”. Hugo e Ines, do Peru, encantam o público com uma apresentação em que partes do corpo dos atores/manipuladores se transformam em personagens independentes. A companhia norte americana The Huber Marionettes traz todo o clima da Broadway para o festival.

A lista de brasileiros inclui os mineiros do Pato Fu e Giramundo, as companhias Mosaico Cultural (RS), Caixa de Imagens, Trucks, Pia Fraus (SP) e Cia Artesanal de Teatro (RJ). Mestres mamulengeiros vindos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Distrito Federal e do Ceará complementam a trupe.

OFICINAS
O maior festival de teatro de bonecos do Brasil traz a Fortaleza duas oficinas teatrais de categoria internacional, que serão realizadas no Museu da Indústria: Técnicas Variadas, ministrada pelos russos do Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein, o primeiro teatro familiar da Rússia; e Confecção, Composição Cênica e Dramaturgia de Animação, sob o comando do fundador do Grupo Contadores de Estórias, Marcos Ribas.

Técnicas variadas – Tenj – Rússia
A palavra Tenj em russo significa sombra. A companhia foi fundada em Moscou, em 1988, por Maya Krasnopolskaya e Ilya Epelbaum. Foi o primeiro teatro familiar da Rússia. Desde o início, o teatro trabalha com o inusitado. Além das performances com sombras, outras técnicas são utilizadas em vários gêneros teatrais: teatro em miniatura: pequenos fantoches, teatro de objetos, trabalho com a câmera. Em cada aula, os participantes irão criar sua própria história em cada técnica.

Carga horária: 20 horas (5 dias)
Horário: das 9h às 13h
Período: 05/11 à 09/11/2018
Local: Salão do Ciclo do Algodão -R. Dr. João Moreira, 143, Centro
Contato: oficinabonecosal2017@gmail.com

Confecção, composição, cênica e dramaturgia de animação – Marcos Ribas - RJ
No início dos anos de 1970, Marcos Ribas saiu da Universidade de Brasília, onde estudava, e foi morar em Nova York, onde realizou seus primeiros trabalhos. O Bode e a Onça foi a sua primeira montagem com o Grupo Contadora de Estórias, em 1971. Depois disso, nunca mais parou. Viajou o mundo participando dos principais festivais de teatro da Europa e dos EUA, além de temporadas de grande sucesso no Brasil. Nestes 40 anos de história dedicada aos bonecos, Marcos realizou 26 espetáculos diferentes que alegraram e fizeram pensar.

Carga horária: 20 horas (5 dias)
Horário: das 9h às 13h
Período: 05/11 à 09/11/2018
Local: Salão do Ciclo do Algodão -R. Dr. João Moreira, 143, Centro
Contato: oficinabonecosal2017@gmail.com

Confira a programação no site: www.sesibonecos.com.br

            

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright