telefone(85) 4009.6300

Primeiro Torneio Tatu-Bola de Futebol marca 20 anos de Associação Caatinga

18/10/2018 - 13h10

Duas décadas de defesa e proteção do único bioma exclusivamente brasileiro. É assim que a Associação Caatinga (AC) chega aos seus vinte anos de existência no próximo dia 21 de outubro. Para comemorar a data, a instituição realizará a primeira edição do Torneio Tatu-Bola de Futebol na comunidade Cana Brava, zona rural do município Buriti dos Montes - PI. O evento é promovido pelo Projeto No Clima da Caatinga (NCC), com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Apesar do aniversário da Associação Caatinga acontecer no dia 21 de outubro, o Torneio Tatu-Bola de Futebol será realizado no dia 30, a partir das 8h da manhã. Na ocasião, estudantes de quatro escolas da região irão participar do campeonato de futebol, os vencedores serão condecorados com medalhas e troféus personalizados. Daniel Fernandes, coordenador geral da AC afirma que a “iniciativa busca promover a conservação da Caatinga e do tatu-bola por meio de um evento esportivo e cultural, recheado de ações de educação ambiental e leva esse nome, pois o Tatu-bola é o nosso embaixador da conservação".

Além da competição esportiva, a programação do evento conta com sessões de cinema, jogos interativos, apresentações de grupos artísticos locais e espaço de pintura. O festival também contará com a exposição de banners explicativos, réplicas de animais em tamanho real, a realização da campanha “Todos Contra a Caça” e um festival de comidas preparadas no forno solar, tecnologia sustentável disseminada pelo NCC.

Todas as atividades do Torneio Tatu-Bola de futebol serão promovidas através do Projeto No Clima da Caatinga, projeto realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Números da Associação Caatinga

Em 20 anos, a Associação Caatinga apoiou a criação de 24 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e elaborou 13 planos de manejo. O resultado disso tudo são 15.837.81 hectares protegidos de Caatinga só no Estado do Ceará. Mais de 3.600 famílias em 45 comunidades rurais já foram impactadas com os trabalhos e atividades. Ao falarmos de distribuição de tecnologias sustentáveis, já foram distribuídas 19 composteiras, 190 coletores de resíduos sólidos, 155 cisterna de placas, 9 sistemas de bioágua em 8 comunidades, 138 fornos solares em 17 comunidades, 83 fogões ecoeficientes em 18 comunidades e mais de 89 meliponicultores capacitados e 198 colônias de abelha Jandaíra distribuídas em 16 comunidades, atualmente.

E os números só aumentam quando falamos dos trabalhos realizados pela equipe de educação ambiental da AC. Cerca de 523 professores capacitados em educação ambiental em 53 escolas envolvidas, 19.833 estudantes alcançados por ações de sensibilização e mais de 70 mil visitantes na Exposição Caatinga um Novo Olhar, onde disponibilizamos réplicas de animais da fauna Caatingueira.

A Caatinga

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e rico em biodiversidade. Entretanto apesar de toda essa riqueza, espécies endêmicas da região correm perigo de serem extintas, como o Tatu-Bola, espécie símbolo do torneio de aniversário da AC. Comparada a outros biomas semiáridos pelo mundo, a Caatinga é o mais populoso, com 27 milhões de habitantes.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright