telefone(85) 4009.6300

SESI e SENAI Ceará apoiam Movimento Abril Verde

20/04/2018 - 09h04

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão da explosão de uma mina de carvão na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei nº 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, cuja data também é 28 de abril.

Para reforçar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho, instituições do mundo inteiro participam de mobilizações do Movimento Abril Verde. A iniciativa tem o apoio do Sistema Indústria, por meio do Serviço Social da Indústria – SESI Ceará e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará.

Conheça os serviços do SESI Ceará na área de Saúde e Segurança para a Indústria AQUI.


Cursos

O SENAI Ceará desenvolve cursos técnicos na área de Segurança do Trabalho. Confira quais são eles AQUI.

Em maio, o SENAI realizará um curso sobre a Norma Regulamentadora 35, que dispõe sobre orientações para execução segura de trabalhos em altura, que é um dos temas da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2018. Saiba mais sobe o curso AQUI.

CANPAT 2018

Este ano, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho acontece de abril a novembro com foco no tema “Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura”.

A CANPAT foi instituída de forma permanente em 1971, com o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e ministrar ensinamentos práticos sobre prevenção de acidentes, segurança, higiene e medicina do trabalho, sendo uma ação anual desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com diversos órgãos, com a finalidade de alertar e sensibilizar à sociedade sobre a importância de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho.

Dados sobre o assunto

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Brasil são registrados cerca de 700 mil acidentes do trabalho por ano. Esse número poderia ser maior se fossem considerados os milhares de acidentes que ocorrem e acabam não sendo registrados oficialmente. Com uma média dos últimos cinco anos, morreram cerca de 2.780 trabalhadores e 5.400 sofreram acidentes com sequelas permanentes. Falando em 2.780 acidentes fatais em média anual, é falar de oito por dia, um a cada três horas.

Avanços

A questão de segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço. Pesquisa do SESI mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

Essa relevância que o setor dá ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF) apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.

Sobre SESI e SENAI Ceará

O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria cearense, por meio de soluções em saúde, segurança, qualidade de vida e educação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará é uma das mais respeitadas entidades de inovação tecnológica e educação profissional do Brasil. As duas instituições fazem parte do Sistema FIEC, que é composto também pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios - CIN.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright