telefone(85) 4009.6300

SESI Health Summit: Painel de especialistas apresenta cases de sucesso em saúde e segurança do trabalho

23/03/2018 - 14h03

O evento SESI Health Summit, iniciado ontem em Fortaleza/CE, deu seguimento à sua programação durante a manhã de hoje (22/3), com a realização de um painel de especialistas. O evento marca o lançamento oficial dos produtos do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança, liderado pelo departamento regional do SESI Ceará.

Nacionalmente, oito Centros de Inovação foram criados para dar respostas a demandas estratégicas do setor industrial brasileiro, tendo a inovação como o grande diferencial. A iniciativa é tida como estratégica para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), conforme explicou o Gerente Executivo de Saúde e Segurança na Indústria do departamento nacional do SESI, Emannuel Lacerda. “Em primeiro lugar, quando se estabelece qualquer estratégia, temos que ouvir as empresas, quais são suas necessidades e principais gargalos, para que possamos apresentar soluções. Há cerca de 2 anos, fizemos uma pesquisa e identificamos oito principais demandas, e o Ceará assumiu o desafio de encontrar uma forma de calcular o retorno dos investimentos das empresas em Saúde e Segurança. O desafio foi cumprido e agora precisamos que ele seja escalado e aplicado nacionalmente”.

O painel de debates contou com a apresentação de dois cases de sucesso. Carlos Dias, médico do trabalho de Global Health Services da Johnson&Johnson do Brasil, apresentou o projeto “Bem Leve”, que estimulou a redução do sedentarismo entre um grupo de colaboradores obesos da empresa. O retorno de investimento neste projeto está sendo verificado pelo SESI Ceará, em uma das primeiras parcerias do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança.

Outro case de sucesso foi apresentado pelo Gerente de Saúde e Segurança na Indústria da Renault Brasil, Paulo Zétola. “Eu não conseguiria manter os programas se eles não representassem um retorno financeiro para as empresas. O SESI fez uma reviravolta, se tornou um sistema de referência para todas as empresas com prestação de serviços de qualidade, trazendo ferramentas que, até então, nós não tínhamos. As soluções que estão sendo desenvolvidas são fundamentais, principalmente para nos ajudar com a rentabilidade destes programas”, apontou.

A programação contou com exposições temáticas sobre gestão de custos com saúde do PhD Ron Goetzel, da Universidade de Johns Hopkins, e do médico do trabalho do SESI Ceará, Cláudio Patrício.

O SESI Health Summit continuará durante a tarde de hoje.

               

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright