Palestra do IEL Ceará discute o que empresas podem aprender com os 10 clubes de futebol mais ricos do mundo
O que os 10 clubes de futebol mais ricos do mundo tem a ensinar às empresas? Para o consultor e professor Marcos Braun, a principal lição é a forma de se relacionar com os clientes. Ele ministrou no dia 20/3, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a palestra “A bola não entra por acaso”, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).
Braun ministra a palestra há quatro anos, sempre atualizando o conteúdo em viagens à Europa para ver in loco os aspectos de gestão dos clubes. A partir de um relatório divulgado a cada dois anos, ele aprofunda os estudos e faz o paralelo com a gestão de empresas. No Brasil, é o único a fazer essa comparação.
“A cada relatório, muitas coisas mudam. Podemos observar importantes modelos de gestão, investimentos em marketing, em branding. Os clubes trabalham fortemente a relação com os fãs, de forma completamente diferente do que as empresas fazem com os clientes no Brasil”, analisa. Segundo ele, é preciso rever esse relacionamento com o público e investir mais na indústria do entretenimento, uma das que mais cresce em todo o mundo. “Que tipo de patrocínio podem fazer? Que tipo de ações de marketing?”, questiona.
Clique AQUI e veja cursos e palestras oferecidos pelo IEL Ceará.