IAB-CE inaugura sede Centro no prédio do Museu da Indústria
Foi inaugurada ontem (15/3), no prédio do Museu da Indústria (Casa Anexa), a sede Centro do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE), com participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, presidente do IAB-CE, Custódio dos Santos, e gerente do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia.
O espaço foi cedido ao IAB-CE pelo Sistema FIEC por cinco anos, prorrogável por mais cinco. O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu a solenidade ressaltando a importância científica, histórica e cultural dos arquitetos para uma cidade. O presidente do IAB-CE, Custódio dos Santos, destacou a parceria de 16 anos do IAB com a FIEC. “O objetivo dessa sede Centro é fortalecer a presença da instituição no Centro, promovendo a valorização do patrimônio histórico cearense”, disse.
A inauguração foi marcada pela abertura da exposição “Diário Gráfico”, do desenhista, arquiteto e urbanista, Áureo Castelo Branco. A programação foi encerrada com palestra dos arquitetos Domingos Linheiro e Antônio Rocha, responsáveis pelo restauro do prédio do Museu da Indústria. A exposição permanece em cartaz até 15 de julho.
A exposição apresenta 61 desenhos de Fortaleza, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Curitiba e Minas Gerais. Os desenhos de Áureo, mais que desenhos, dão ciência da importância da vivência de um olhar curioso da cena cotidiana, de seus coloridos, nuances e movimentos, em que o ele se coloca como espectador e parte do espetáculo que tem diante de si. A exposição tem curadoria de Fernanda Rocha, arquiteta, urbanista, professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O prédio que abriga o Museu da Indústria, bem como a Casa Anexa, foram completamente restaurado para inauguração do equipamento, em 2014. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sediou a Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então; Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.
O Museu da Indústria é um equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), tem entrada gratuita e funciona de terça a sábado, de 9h às 17h e domingo, de 9h às 13h. Está localizado na Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, em frente ao Passeio Público.