telefone(85) 4009.6300

CIC promove debate sobre mudanças na base econômica do Nordeste e futuro do desenvolvimento industrial

19/02/2018 - 15h02

A doutora em economia Tania Bacelar e o secretário César Ribeiro são os convidados do encontro

O Centro Industrial do Ceará (CIC) realiza na próxima quarta-feira (21), às 18h30, na FIEC, o workshop “Mudanças recentes na base econômica do Nordeste e desafio para as próximas décadas”, tendo como palestrantes a economista Tania Bacelar e o secretário de Desenvolvimento do Estado do Ceará, César Ribeiro. O evento vai debater o atual momento da economia brasileira, a partir do surgimento de novas tecnologias, novas maneiras de comercialização, de produção e de relacionamentos no trabalho.

O presidente do CIC, Aluísio Ramalho, lembra que o programa de desenvolvimento do Estado e da região foi montado com base em pensamentos de cerca de 30 anos. Ramalho destaca que “Tania é uma profunda conhecedora dos nossos problemas a nível local e, especialmente, regional. Há anos ela já falava sobre a problemática da desigualdade e da divisão dos recursos arrecadados pela União, além de apontar as dificuldades deste modelo”, detalha. Já em relação ao secretário, considera que desde que assumiu a pasta, ele tem dado um direcionamento correto em relação aos novos rumos do desenvolvimento do Estado e a necessidade de novos olhares em relação a este modelo arcaico que está implantado atualmente.

Força política
O presidente do CIC reconhece a relevância e força da entidade, que celebra 100 anos em 2018, e afirma ser um braço político forte no desenvolvimento do Estado. “Queremos mostrar a visão para 30, 40 e 50 anos, alinhada às rotas estratégicas elaboradas pela FIEC. Tudo isso, com a finalidade de mostrar ao empresariado local os problemas existentes no Estado, bem como soluções ao apresentar novas ferramentas, novas formas de trabalhar”, aponta.

Com a realização do workshop, o titular do CIC espera que o empresariado cearense tenha o real conhecimento do cenário atual, possa reavaliar processos e traçar uma perspectiva de futuro. Para ele, o momento começou a ser favorável, mas é preciso conjugar esta retomada do crescimento econômico com a perspectiva de reinventar o negócio, a estratégia e o modelo, buscando alternativas nacionais e internacionais.

Desafios
Para doutora em economia Tania Bacelar, o Nordeste apresentou importante crescimento industrial nos anos anteriores à atual crise, com expansão de segmentos já existentes, dinamizados sobretudo pela melhoria da renda da população, e com a captação de novos empreendimentos. “Navegou, assim, na contramão da perda de importância da indústria na economia do país. Para o futuro, o principal desafio é o de enfrentar os impactos da quarta revolução industrial”, alerta. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), César Ribeiro, concorda com a economista ao dizer que “O Ceará está passando por mudanças importantes quando se trata de desenvolvimento econômico, vivendo um contexto de estabilidade econômica em meio à crise que abala diversos estados e o próprio país”, avalia. O secretário afirma, ainda, que o Ceará continua potencializando a captação de investimentos para alavancar o desenvolvimento do Estado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright