Programa de aceleração de novos negócios para inovação industrial abre inscrições de ideias e protótipos
A partir da próxima sexta-feira (16/2), estão abertas as inscrições online de ideias e protótipos de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, dentro do Programa de Aceleração de Novos Negócios Conexão FIEC-IFCE. As inscrições vão até o dia 16 de março e podem ser feitas AQUI. A inscrição da ideia é individual e do protótipo em equipe. O regulamento consta do site. O Programa incentiva desenvolver novos negócios a partir de ideias que podem gerar inovação industrial e destina-se aos alunos e professores das instituições parceiras, IFCE e SENAI.
Com as ideias e protótipos inscritos, ocorrerá o hackathon, evento com maratona de ideias e a mostra de protótipos. A partir das propostas selecionadas, os participantes passarão para as demais etapas como pré-aceleração, projetização, incubação e graduação. O Programa de Aceleração tem como objetivo desenvolver novos negócios orientados para a geração de inovação industrial através da cooperação recíproca entre as partes, IFCE/SENAI, partindo do desenvolvimento de atividades capazes de propiciar a plena operacionalização de metodologias voltadas ao empreendedorismo e inovação de interesse das instituições IFCE, SENAI e FIEC. As categorias são Automação Industrial; Economia Compartilhada; Energia; E-Health.
Os objetivos são apoiar novos empreendedores, implantar novas metodologias de mentoria e aceleração de empreendimentos; estimular o potencial inovador e o conhecimento dos jovens; fortalecer as políticas de empreendedorismo e inovação do IFCE; e solucionar as demandas existentes na indústria por meio de produtos/serviços. Pelo calendário, o Programa tem início em fevereiro e março, com realização de inscrições de negócios, hackathon e mostra de protótipos. Entre abril e maio acontece a pré-aceleração; em junho, a projetização; de julho a novembro, os negócios estarão em fase de incubação; e em dezembro, acontece a graduação.
O Conexão FIEC-IFCE surgiu do convênio assinado, em novembro do ano passado, entre o diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; o presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, Sampaio Filho; e o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, para desenvolver novos negócios orientados para a geração de inovação industrial a partir de metodologias de empreendedorismo e inovação.
Entre as atividades previstas entre as duas instituições estão: apoio a novos empreendedores, entre alunos e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e IFCE; implantação de novas metodologias de mentoria, pré-aceleração, projetização e incubação de empreendimentos; estímulo ao potencial inovador e conhecimento dos jovens; fortalecimento das políticas de empreendedorismo e inovação do IFCE e SENAI/CE; solução de demandas por soluções tecnológicas existentes na indústria por meio de novos produtos e serviços.