Elano Martins toma posse como novo presidente do Sindconfecções
O presidente da FIEC, Beto Studart, prestigiou na noite desta terça-feira (5/12), a posse festiva da nova gestão do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções), eleita para o quadriênio 2017-2021. A assinatura legal do termo de posse ocorreu no dia 14/11. A presidência do Sindconfecções será exercida pelo empresário Elano Martins Guilherme. A posse contou com a presença de outros presidentes de sindicatos da indústria, empresários do ramo da moda e da presidente da Adece, Nicolle Barbosa, representando o Governo do Ceará. O tom da posse foi de renovação. A maioria dos integrantes da nova diretoria do Sindconfecções é formada por mulheres.
Em sua fala, o presidente Beto Studart reforçou a importância da ética nos negócios e do associativismo. "A FIEC é esse instrumento de animação e de indução do desenvolvimento do Ceará. Não temos pretensões políticas e sim trabalhamos para ver um estado melhor e desenvolvido, gerando emprego e renda. Por isso a minha doação à FIEC que sugiro ser igual aos dos presidentes com os sindicatos. Devemos ser abnegados e juntos para que a FIEC seja sólida dentro dos valores da ética e da moral. Cultive o Associativismo. Assim a moda cearense voltará a dianteira do setor no pais e poderá dar ânimo também ao turismo de negócios", aconselhou.
O empresário Herbert da Costa Velho se despediu do cargo e desejou sorte ao novo presidente Elano Martins, dono da empresa de moda feminina, Vip Fashion, com 20 anos de atuação no mercado cearense. Em seu discurso de posse, o novo presidente elogiou o presidente Beto Studart pelo cuidado que possui com os colaboradores da FIEC e disse que vai atuar positivamente em defesa do setor de confecções. "O desafio à frente do sindicato será dar maior visibilidade ao mercado da moda no Ceará, que já ocupou lugar de grande destaque e hoje já não ocupa mais. Precisamos atrair novos associados e vamos atrás do apoio do Sebrae parceiro da FIEC. Dessa forma, formalizaremos muitas empresas gerando emprego e renda para o nosso povo", planeja.
Ao final, um coquetel foi servido aos convidados em um novo espaço ao ar livre da cobertura, pensado pelo presidente da FIEC, Beto Studart, a fim de reunir aos associados dos sindicatos.
Radiografia do setor
Segundo dados das Rotas Estratégicas, elaborados pelo Núcleo de Economia da FIEC para o Programa para o Desenvolvimento da Indústria, o Ceará é o quinto em participação no valor da transformação industrial em todo Brasil, com 6,49%. O estado está em 9º em termos de produtividade no segmento. A indústria de confecções do Ceará exporta apenas 0,3% do que produz, enquanto o Brasil exporta 0,9% do que produz nesse setor. Em termos de emprego, o Ceará está em 5º lugar no país (7,9%), com cerca de 54 mil empregos formais gerados em 3 mil estabelecimentos. Cerca de 84% dos empregos estão na Região Metropolitana de Fortaleza.
Confira a composição da nova diretoria:
Presidente: Elano Martins Guilherme
1º Vice-Presidente: Silvana Maria Alves
2º Vice-Presidente: Luís Gonzaga de Oliveira Júnior
Diretor Administrativo: Valdênia Maria Barros de Anchieta
Diretora de Eventos: Adryele Morais Dias
Diretor Financeiro: Maria de Fátima Facundo Soares
Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais: Ana Maria Mota Bastos
Dirertora de Marketing: Vanessa Palhano dos Santos
Conselho Fiscal: Titulares - Josefa Gecilma de Anchieta, Livia Facundo Soares e Valdelicy Maria Barros de Anchieta. Suplente - Maria Aracilda Lima Bezerra
Delegados Representantes junto à FIEC: Titular - Maria de Fátima Facundo Soares. Suplente - Elano Martins Guilherme