Certificação de diploma digital do SENAI Ceará é um dos melhores do país
O SENAI Ceará adotou recentemente o diploma digital assinado com certificado ICP-Brasil. A experiência possibilitou aos alunos acessarem os diplomas de forma eletrônica graças à implantação da assinatura digital por meio do certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Os funcionários da secretaria escolar das unidades da capital e do interior foram capacitados, além dos analistas, supervisores educacionais e a equipe de atendimento, para auxiliar os docentes, clientes e alunos sobre o novo sistema. O caso de sucesso chamou atenção do SENAI nacional que classificou o feito como uma das 10 melhores práticas.
Em videoconferência exibida nessa semana com a participação de técnicos do SENAI Ceará, o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, elogiou o feito e considerou que a certificação do Ceará está no topo da lista como a melhor, porque já está funcionando e conseguiu reduzir os custos em 80% na emissão dos diplomas para instituição. Além da otimização do tempo para quem precisa assinar muitas diplomas, promoção da responsabilidade com a preservação da natureza que evita o uso de papel e a garantia de maior segurança contra a falsificação. Ele sugere que o caso de sucesso seja replicado para todo o Brasil com a possibilidade do SENAI Ceará receber visitas para intercâmbio com técnicos de outros SENAIS pelo país.
O novo sistema tem como benefícios a agilidade do acesso aos certificados, autenticidade dos documentos, bem como a segurança das informações e a redução a praticamente zero de possibilidades de falsificação dos diplomas.Os usuários têm acesso a um portal onde fazem o upload de documentos, que são encaminhados para assinatura dos responsáveis indicados. A plataforma dispara automaticamente um e-mail para os contatos previstos assinarem o documento com o certificado digital.
O documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do diploma em papel assinado de próprio punho. De acordo com o Conselho Nacional de Educação, a expedição e o registro do diploma estão isentos de cobrança pela unidade escolar. Mais informações sobre o uso do certificado digital para assinatura de diplomas podem ser acessadas no Portal do Ministério da Educação – MEC.
O diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda, comemora mais essa conquista.