Projeto Rotas Estratégicas será usado na elaboração do Ceará 2050
A FIEC lançou terça-feira, em parceria com o Sebrae, os resultados de mais seis Rotas Estratégicas voltadas para os setores: Indústria Agroalimentar, Biotecnologia, Produtos de Consumo (calçados, confecções e móveis), Economia do Mar, Turismo & Economia Criativa e Meio Ambiente. O Rotas Estratégicas Setoriais trata-se de um projeto para construir - com o auxílio de especialistas da academia, setor produtivo e governo - estratégias possíveis de desenvolvimento para setores de grande potencial no Estado. Na ocasião, o governador Camilo Santana destacou que o documento será utilizado como base na elaboração do Ceará 2050, projeto que propõe uma nova economia para o Estado.
Anteriormente, a FIEC já havia entregue oficialmente resultados das rotas estratégicas de: Energia, Eletometalmecanico, Construção e Minerais Não Metálicos, Saúde, Água, Logística e TIC. Ao todo, portanto, são 13 rotas - disponíveis no site da FIEC - que vão balizar os setores até 2025. Além de apontar soluções, o projeto propõe a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologia para a competitividade do setor, ilustrados em mapas chamados roadmaps. “Temos um mapa com uma linha do tempo, mostrando visões de onde cada setor quer chegar, os fatores críticos e as funções de curto, médio e longo prazo”, diz Sampaio Filho, coordenador do projeto.
Durante seu discurso, o presidente da FIEC, Beto Studart, ressaltou a alegria de ver materializado o ambiente de inteligência com o qual sonhou desde que iniciou sua gestão à frente da instituição. Ele afirmou que "estamos vivendo momento inédito no Ceará e podemos considerar esta solenidade como um marco simbólico desta nova etapa da Federação das Indústrias e nas suas relações com o poder público e com a sociedade, representado por este valioso documento que baliza as “políticas de estado”, como prova de nosso compromisso com os empreendedores, investidores, industriais e com o desenvolvimento de nossa terra".
Beto Studart disse também que o destino quis que o projeto Rotas Estratégicas fosse entregue nas mãos do Governador Camilo Santana, em uma fase muito especial pela qual passa o Ceará. "Vivemos tempos auspiciosos, com tantas boas notícias e perspectivas para a economia cearense, resultados cada vez mais tangíveis dos esforços envidados pelo senhor". O presidente da FIEC agradeceu o prestígio da presença do governador Camilo no evento e ressaltou a certeza de "mantermos, a FIEC e o Governo, uma relação institucional tão harmoniosa quanto profícua".