telefone(85) 4009.6300

Público lota Centro Integrado SESI SENAI de Sobral para palestra sobre ergonomia

30/08/2017 - 11h08

Proporcionar o máximo conforto, segurança e desempenho eficiente em termos de ergonomia aos trabalhadores das empresas é o objetivo da Norma Regulamentadora 17, conhecida como NR-17. Para conscientizar empresários e gestores das empresas sobre os requisitos necessários para atender a essa NR, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin), realiza a palestra “NR 17 – Por que se adequar?”, no dia 31/8, às 17h30, na Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte. O palestrante será o médico do trabalho do SESI/CE, Alexandre de Lima Santos.

A NR 17 foi tema de palestra também em Sobral, na noite de terça-feira (29/8). O público da cidade lotou o auditório do Centro Integrado SESI SENAI para saber mais sobre a norma. O evento contou com cerca de 350 participantes e foi conduzido o engenheiro de segurança do trabalho do SESI/CE, Rodrigo Nogueira. Segundo ele, para uma correta ergonomia é importante que além da observação da atividade, haja diálogo entre trabalhador, chefe direto e técnicos da área de ergonomia. “A maioria das soluções é simples”, destacou. 

O delegado regional da FIEC na Zona Norte, Jocely Dantas, abriu o evento dizendo que o grande recurso das empresas são as pessoas e o empresário precisa dos funcionários para conquistar seus objetivos. “A FIEC está preocupada com a saúde e a segurança do trabalhador. Por isso, estamos aqui. Pedimos que cada pessoa seja um multiplicador desse assunto tão importante nas suas empresas”, ressaltou.

Sérgio Siebra, gerente do SESI SENAI Sobral e representante da FIEC na cidade, informou que o SESI está à disposição dos empresários com uma oferta de serviços em ergonomia para que possam aplicar na prática em suas empresas os conhecimentos adquiridos na palestra. O presidente do Cosin, Jaime Bellicanta, afirmou que a ideia do evento é levar informação a empresários e técnicos para que, a partir do cumprimento da norma, as empresas se tornem mais produtivas e competitivas. “Vamos trazer eventos sobre a Reforma Trabalhista para Sobral e Juazeiro também”, anunciou.   

Saiba mais
A NR-17 estabelece os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. A NR-17 é de grande importância por grande parte das doenças de trabalho serem desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores passam, como por exemplo: trabalhos realizados em pé durante toda a jornada; esforços repetitivos (LER); e levantamentos de cargas.
A NR-17 regulamenta os seguintes aspectos: levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; equipamentos dos postos de trabalho; condições ambientais de trabalho; organização do trabalho. Trata ainda de trabalho dos operadores de check outs e trabalho em teleatendimento/telemarketing.

INSCRIÇÕES AQUI

Serviço:
Palestra NR-17 – Por que se adequar?
Data: 31/8, às 17h30
Local: Universidade Federal do Cariri (UFCA – Av. Tenente Raimundo Rocha S/N – Bairro Cidade Universitária – Juazeiro do Norte – CE)

 

 

  

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright