Ceará Fashion Trade mostra potencial do segmento de moda cearense
Cerca de R$2 milhões em negócios para micro e pequenas empresas atacadistas e de pronta entrega deve ser gerados durante a Ceará Fashion Trade – Feira Internacional de Negócios de Moda – , evento que acontece de 16 a 18 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, com realização do Sinditêxtil, Sindroupas e Sindconfecções, apoio do Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Banco do Nordeste e Sebrae.
São 62 expositores dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, jeanswear, calçados e bolsas, acessórios, têxtil e aviamentos. O objetivo é divulgar as marcas e realizar negócios com compradores de lojas nacionais e internacionais, redes atacadistas, representantes, corretores e compradores autônomos. São esperados 3 mil visitantes.
A abertura da feira aconteceu ontem (16/8) e contou com a presença da primeira dama do Ceará, Onélia Leite. O presidente da FIEC, Beto Studart, destacou a união dos sindicatos como importante ação de recuperação do segmento da moda no Ceará. “Nesse momento, precisamos de mais ações como essa, de união em torno do desenvolvimento da indústria e do Ceará. A federação está à disposição para as indústrias interessadas em se tornarem mais competitivas”, disse.
A presidente do Sinditêxtil, Kelly Whitehurst, afirmou que o evento sinaliza a unidade dos sindicatos em torno do segmento de moda no Ceará. “Crescendo juntos seremos mais fortes. Somente recuperaremos nossa posição no país se agirmos dessa forma. Montamos um ambiente próprio para realização de negócios. Esse evento vem para marcar o calendário nacional e internacional”, avalia. De acordo com a empresária, a expectativa é de crescimento do setor em torno 2% em 2017.
Segundo Kelly, o evento é uma das ações de um movimento para recolocar o Ceará como um dos dois maiores polos de moda do país. O evento está recebendo atacadistas, corretores e compradores autônomos de vários estados, como Maranhão, Piauí, Pará, Rio de Janeiro e também do Japão, por meio de ação do Centro Internacional de Negócios da FIEC.
Durante a abertura do evento, houve palestra sobre a Rede Mulher Empreendedora, com a diretoria da Santana Textiles, Verônica Perdigão; CEO da Mallory e líder do Núcleo Mulheres do Brasil em Fortaleza, Annette de Castro.
Os diferenciais da moda feita no Ceará ainda chamam atenção dos compradores. Patrícia Santos, da multimarcas Dengo de Mãe, focada em moda infantil de 0 a 10 anos, visitou todos os stands mas se ateve com mais atenção às marcas que lidam com trabalhos manuais, como renda, e sustentabilidade. “Viemos conhecer e buscar novidades, principalmente em artesanato e sustentabilidade, que também é uma pegada nossa. Estou apaixonada. Enquanto compradora, peças que tenham um detalhe passam a ideia de carinho, que é o que busco passar na minha loja. Vim em busca disso”, conta.
Lotado de clientes estava o stand da Thais Ferreira, uma marca de lingeries que conta com representantes em todo Brasil. Segundo Solange Ferreira, os representantes foram convidados para a feira e a expectativa é realizar muitos negócios, aumentar vendas e acessar novos mercados.
Ceará Fashion Trade
A Ceará Fashion Trade é uma feira de negócios exclusiva para profissionais do setor. Com entrada gratuita, todos os esforços dos expositores e organizadores da feira estão voltados para a apresentação de showrooms, reuniões de negócios, desfiles técnicos, lançamentos de coleções, incremento da rede de relacionamentos e abertura de novos mercados. O evento acontece até amanhã (18/8), no Centro de Eventos do Ceará.