Convênio entre SENAI e Sejus oferece 140 vagas em cursos
Capacitação é o caminho para inclusão e inserção dos que saem do sistema prisional. E com o objetivo de fomentar conhecimento e qualificar esse público, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), oferece 140 vagas para egressos do sistema penitenciário, em cursos que terão início ainda em julho. As inscrições estão abertas. As vagas ofertadas são fruto de novo convênio assinado entre o Senai e a SEJUS.
Os cursos, com duração de 160h/a, são de pedreiro de alvenaria, instalador hidráulico, eletricista instalador residencial e marceneiro de móveis sob medida. Para Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da Sejus, sem a capacitação, o egresso que sai do sistema não tem condições de se readequar à sociedade e tem grandes chances de voltar a delinquir. “Os cursos são escolhidos de acordo com o nosso público e também de acordo com a necessidade do mercado”, destaca Cristiane.
Os primeiros cursos, instalador hidráulico e pedreiro de alvenaria com 20 vagas por turma, têm início nos dias 24 e 31 de julho respectivamente. As aulas serão realizadas no SENAI Jacarecanga (Padre Ibiapina, 1280), no período da tarde, com exceção do curso marceneiro de móveis sob medida, que será ministrado em Jaguaribe. Os egressos do sistema penitenciário interessados nos cursos podem realizar a inscrição na sede da Cispe (Heráclito Graça, 600), apresentando RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.