telefone(85) 4009.6300

Sindcerâmica reúne ceramistas nordestinos em evento na FIEC

07/07/2017 - 16h07

A 12ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e o 22º Congresso de presidentes dos sindicatos de cerâmica vermelha do Nordeste foi aberto ontem (6/7), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com realização do Sindicato das indústrias de cal e gesso, olaria, ladrilhos hidráulicos e produtos de cimento e cerâmica para construção, da cerâmica, de louças de pó de pedra, da porcelana, da louça de barro, de vidros e cristais ocos no estado do Ceará (Sindcerâmica). O Sindcerâmica homenageou o empresário Raimundo Assunção Tavares e o presidente Beto Studart pelas contribuições ao setor. O evento se encerra amanhã (8/8) com visita a cerâmicas em Cascavel.

Os eventos trazem as últimas novidades, discutem os desafios e demandas do setor cerâmico e contam com palestras, debates, almoço de negócios, reuniões entre empresários e networking em torno de temas como inovação, mercado, finanças e aspecto motivacional. Haverá também palestra magna com Rosier Alexandre, consultor organizacional e alpinista.

O presidente da FIEC, Beto Studart, deu boas-vindas aos participantes dos eventos e destacou um dos principais desafios do segmento cerâmico. “O setor tem o desafio de alinhar modernidade com a importante empregabilidade da mão de obra no interior dos estados do Nordeste”, disse. O presidente ressaltou também a o protagonismo da federação e participação no desenvolvimento do estado.

Os eventos têm um toque cearense e buscam valorizar os profissionais de destaque e casos de sucesso no setor cerâmico, segundo o presidente do Sindcerâmica, Marcelo Tavares. Segundo ele, é inadmissível que as construções não usem insumos locais em suas obras. “Apesar das dificuldades, precisamos parar de citá-las e trabalhar para sairmos mais fortalecidos e capacitados para gerir nossos negócios com a confiança de que sairemos da crise”, disse.

Para o presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, Anatel Henrique, a indústria cerâmica tem sentido duramente a queda na construção civil. “Precisamos nos reinventar e aprender a lidar com novo negócio. A produção brasileira de cerâmica praticamente dobrou de produção nos últimos oito anos. A saída desse momento difícil está nas nossas mãos”, acredita.

Durante a solenidade, o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, assinou acordo destinado a ceder 60 termopares (sensores de temperatura simples, robustos e de baixo custo) para indústrias da região jaguaribana. O acordo faz parte do projeto de eficiência energética para ceramistas do Jaguaribe, da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). 

                     

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright