Jovens do Programa Vira Vida recebem orientações sobre mercado de trabalho
Na última quinta-feira (29/6), os jovens do Programa Vira Vida, desenvolvido pelo SESI, participaram de momento de sensibilização e orientação sobre a inserção no mundo do trabalho, junto com a equipe multidisciplinar do Programa. No encontro, que aconteceu no Clube da Parceria, unidade do SESI em Maracanaú, estavam presentes o coordenador pedagógico Anderson Liberalino e a psicóloga Maxsuana Lima. O objetivo era prepará-los para os desafios do mercado de trabalho abordando questões referentes a como posicionamento em uma entrevista de emprego, o que vestir, como se expressar, questões importantes para a iniciação e o desenvolvimento profissional.
As ações são decorrentes da parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e fazem parte do Programa Primeiro Passo, do Governo do Estado do Ceará. Este programa tem como objetivo proporcionar qualificação social e profissional; formação técnica; desenvolver a capacidade de relacionamento dos jovens com eles mesmos, com a sociedade e com a família. Iniciadas em junho, as ações prosseguirão até julho.
Sobre o Programa Vira Vida:
O ViraVida é exemplo bem sucedido de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. Utilizando tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas por meio da inserção no mercado de trabalho. O objetivo do ViraVida é garantir os direitos e elevar a autoestima desses adolescentes e jovens, criando as condições necessárias para que alcancem a autonomia e o desenvolvimento pleno de suas vidas.