Fórum traz novidades do mercado de sorvetes e atrai atenção de pequenos empresários
Nesse calor que faz no Ceará, um sorvete e um picolé caem bem. Dos tradicionais aos novos sabores como sorvetes de iogurte grego, acaí, chocolate puro e picolé de morango com trufa branca. Essas delícias foram experimentadas durante palestras por 40 donos de sorveterias da Grande Fortaleza e interior do Estado que participaram do primeiro dia do Fórum Selecta 360°. O evento prossegue até quinta-feira na FIEC. Sucesso em 2016, o Fórum está de volta e traz novidades do mercado, inovações e tendências do comportamento do consumidor do setor de sorvetes. Por exemplo: sorvetes e picolés com baixa caloria, baixo teor de gordura, com essências e produtos naturais, de tamanho menor e baixo preço que estão chegando ao mercado.
O vice-presidente do Sindsorvetes, Flávio Oliveira, abriu o evento destacando que mais um vez o Sindicato cumpre a função de trazer um evento diferenciado em informações e dados estratégicos que atendam as demandas dos pequenos e médios empresários. Ele exemplificou alguns dos trabalhos realizados pela entidade como a reestruturação da rede de compras, agora chamada de Unisorvetes, e a realização de cursos de refrigeração para os trabalhadores das empresas em parceria com o SENAI. "Esperamos receber cerca de 100 empresários, associados ou não, nesses três dias de evento. Uma oportunidade de aumentar a base sindical e prestigiar donos de sorveterias de cidades como Canindé, Itaípipoca, Ocara, Taúa, Quixadá, Quixeramobim e Limoeiro do Norte", vislumbra.
A novidade desse ano do evento é a realização de edições do evento em cidades do interior cearense. O Fórum já rodou o Ceará passando por Iguatu e Juazeiro do Norte. Depois da capital cearense, a próxima parada do Fórum será em Sobral. O objetivo do Fórum Selecta 360° é reforçar o posicionamento das marcas Selecta e Specialitá, apresentando os produtos que serão lançados oficialmente na Fispal 2017, em junho próximo, além de trazer os números do mercado de sorvetes no Brasil e no mundo bem como receitas e combinações. A programação de cerca de quatro horas será encerrada com um momento de degustação. Participam proprietários, engenheiros, técnicos, equipe de marketing, das pequenas e médias indústrias de sorvetes do país.
“Os fóruns serão ministrados pela nossa equipe técnica em parceria com distribuidores e representantes”, explica o gerente de vendas da Sorvetes e Chocolates Sul e Sudeste, Adilson Dias. De acordo com ele, a programação dos eventos considerou as características climáticas e de mercado de cada região. O cronograma começa no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, passando pelo Sudeste até fechar em agosto no Sul. Espera-se atingir mais de seis mil pessoas pelo país em 220 eventos.
Números
Até 2016, segundo dados da Associação que comanda a indústria do sorvete no Brasil, o Brasil contabiliza oito mil empresas do setor, sendo 90% delas micro e pequenas empresas. Geram 75 mil empregos diretos. Ou seja um mercado em expansão. O Brasil é o segundo maior consumidor de sorvetes das Américas. Só perde para os Estados Unidos na fatia do mercado. De 2014 até agora, o consumo de sorvetes caiu no Ceará devido a alguns fatores como o fim da Copa do Mundo, a crise econômica, mudança do perfil do consumidor e inovações do setor. O poder de compra de picolés e sorveterias continua no público mais velho, apesar da geração mais nova ser a influenciadora no consumo. O Fórum Selecta 2017 no Ceará é uma realização do Sindsorvetes em parceria com a FIEC, por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias, e o SENAI.