SIMEC reúne empresários para definir projetos dos condomínios industriais metalmecânicos
A exemplo do Sindquímica em Guaiúba, o Simec terá condomínios industriais do setor metalmecânico localizados em Caucaia e São Gonçalo do Amarante, no entorno da Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Cerca de 20 empresas associadas ao Simec estão interessadas em fazer parte dos empreendimentos. Para que essas intenções virem realidade, a primeira reunião do futuro grupo gestor formado por empresários para implantação dos condomínios aconteceu terça-feira (16/5), na FIEC.
O Simec poderá tirar algumas lições do sindquímica para implantação dos seus condomínios. Entre elas, o apoio de consultorias jurídicas e ambientais; a elaboração de maquete eletrônica e projeto arquitetônico; definição de calendário com reuniões mensais de um comitê gestor; indicação de um líder para conduzir o processo; além de articulação política e de parcerias privadas. Na próxima reunião, a Companhia de Desenvolvimento do Ceará(Codece), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, apresentará os terrenos disponíveis para o Condomínio. Também nessa ocasião, serão apresentados modelos de documentos para que as empresas interessadas possam assinar esses protocolos de intenção e a adesão aos condomínios.
Contextualização
No dia 10 de abril desse ano, o presidente da FIEC, Beto Studart, participou da reunião do Simec quando anunciou o apoio do Governo do Ceará a partir de articulação do setor industrial cearense para instalação do condomínio. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Ribeiro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Roberto Feijó, participaram do encontro e reforçaram o apoio que poderá ser estendido para implantação de um condomínio semelhante na região do Jaguaribe, em Tabuleiro do Norte.