Curso do PDA mostra como evitar problemas trabalhistas nas empresas
O Brasil é o país com maior número de reclamações trabalhistas, tendo recebido mais de 3 milhões de ações em 2016. Neste contexto, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o SEBRAE, promoveu nesta terça-feira (16/5) o curso “Como evitar problemas trabalhistas” para empresários. O evento aconteceu na Casa da Indústria e teve como facilitadora a especialista em Direito do Trabalho, Mariz Inez Diniz de Medeiros.
O curso buscou orientar os empresários presentes a administrar conflitos por meio de Comissões de Conciliação Prévia e da Justiça do Trabalho, apresentando normas e procedimentos que devem ser observados desde a admissão de um empregado até a rescisão de contratos de trabalho.
Durante a ocasião, foram discutidas as regras que orientam as relações de trabalho. A palestrante falou da importância de trabalhador e empresa estarem de acordo com o contrato de trabalho, pois só assim a empresa terá êxito e evitará ações contra ela. Maria Inez criticou a atual CLT, defendendo a reforma trabalhista. “As ferramentas de trabalho são outras, nós não podemos nos apegar ao passado se está tudo diferente”, argumentou.