Colaboradores do SENAI Ceará são premiados no Mundo SENAI Docente
Dois colaboradores do SENAI/CE ganharam destaque na divulgação dos vencedores da Plataforma Mundo SENAI Docente, na última terça-feira (2/5), na fanpage do SENAI Nacional: o instrutor educacional Carlos Magno Bacelar (SENAI Parangaba) e a especialista em Tecnologias Educacionais da Unidade de Educação (UNED/SENAI), Camila Cunha de Oliveira. Bacelar tirou o 3º lugar (10.117 pontos) no game da plataforma, lançada em outubro do ano passado, para apoiar os instrutores do SENAI no planejamento e desenvolvimento de suas aulas, de maneira contextualizada com os Desenhos Curriculares Nacionais e alinhadas aos pressupostos da Metodologia SENAI de Educação Profissional.
O primeiro lugar ficou com Felipe Basso (SENAI Santa Catarina), que registrou 11.474 pontos no ranking, e será premiado com uma viagem como observador técnico para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no próximo mês de outubro, onde será realizado o torneio internacional de profissões técnicas, a WorldSkills 2017. O segundo lugar, registrando 10.285, ficou o docente Anízio da Silva Peres, do SENAI do Amazonas. Durante seis meses, os instrutores que se cadastravam e entravam no ambiente virtual da Plataforma Mundo SENAI Docente encontravam um grande número de recursos didáticos em formatos de vídeo, textos, fotos, gráficos, tabelas, animações e simuladores. Além de acessar todo o conteúdo disponível, os docentes podiam criar produções próprias, estimular novas técnicas metodológicas e compartilhá-las com outros colegas nesse ambiente. Os orientadores participantes da plataforma tinham acesso a situações de aprendizagem que poderiam ser estudos de caso, pesquisas aplicadas ou problemas do dia a dia que ainda podiam ser transformadas em desafios.
Os desafios podiam também ser montados em pacotes de aulas e aplicados em suas turmas. A plataforma permitia subir arquivos, fazer downloads e imprimir as produções oferecidas e compartilhadas. Outra ferramenta educacional disponível era a possibilidade de todos os conteúdos serem avaliados e, assim, as produções próprias podiam ser incrementadas por meio de feedback dos colegas. Com isso, se ampliou o portfólio de recursos e materiais didáticos tendo como meta a melhoria da qualidade das aulas e a valorização do tempo e da prática dos docentes.
Tudo o que os participantes faziam na plataforma Mundo SENAI gerava pontos, daí a perspectiva de um game. Os pontos atribuíam conquistas e reconhecimento dos docentes que mais utilizaram a plataforma, os mais engajados no projeto e comprometidos com a criação e o compartilhamento de interesses, conhecimento e objetos de aprendizagem.
MOTIVADORES – Outra categoria na competição garantiu reconhecimento e premiação no âmbito do projeto: a de Melhor Interlocutor de Tecnologias Educacionais. A vencedora, que engajou na plataforma a maior quantidade proporcional de docentes por departamentos regionais, foi Camila Cunha de Oliveira, da UNED/SENAI. Especialista em Tecnologias Educacionais há dois anos, Camila orienta docentes e faz a interlocução com os supervisores educacionais. No Ceará, cerca de 90% dos docentes se integraram à plataforma digital e uma estratégia adotada para aumentar o engajamento foi levar os docentes que já estavam mais familiarizados a visitar as unidades do SENAI e conversar diretamente com os colegas sobre os benefícios educacionais do game.
De acordo com ela, o grande prêmio foi a ampliação da visão dos planos de ensino e o maior conhecimento da metodologia SENAI entre os docentes. "Como resultado, temos a ampliação do que pode ser ensinado em sala de aula, por meio do maior contato e interlocução entre pessoas dos variados lugares do Brasil. Houve um ganho muito grande com a experiência", diz Camila. Ela também receberá como prêmio uma viagem a Abu Dhabi onde ocorrerá a WorldSkills 2017, em outubro deste ano.