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SENAI Ceará oficializa segunda parceria com Governo de Moçambique

03/05/2017 - 17h05

O SENAI Ceará assinou nesta quarta-feira (3/5) a adesão ao convênio do SENAI Nacional para capacitação de professores em Moçambique em novas tecnologias nas áreas de eletroeletrônica e mecânica industrial. A assinatura aconteceu na sede da FIEC, com as presenças do diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, dos representantes da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep) daquele país africano, os diretores Anísio Matangala e Luís Loforte, e das especialistas em desenvolvimento industrial da Unidade de relações internacionais do SENAI nacional, Carla Pereira e Isadora Starling. Essa é a segunda parceria firmada pelo SENAI Ceará com o governo de Moçambique, nesse caso diretamente, por escolha da Confederação Nacional da Indústria.

Na oportunidade, o diretor Paulo André Holanda fez apresentação institucional do SENAI Ceará ao lado da gerente da unidade de Educação da instituição, Priscilla Carneiro. "Tenho paixão pela educação profissional. A educação para o trabalho é importante para o desenvolvimento socioeconômico e humano de um país. Nesse sentido, o SENAI é provedor do estímulo à cidadania por oferecer oportunidades de qualificação das pessoas ao mercado de trabalho. Trabalhando, as pessoas melhoram sua condição de vida e assim melhora o IDH do pais", reforça.

O diretor da área de Desenvolvimento Estratégico e Institucional da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep), Anísio Mantagala, explicou que o órgão está passando por reestruturação e que a educação profissional antes vinculada ao Ministério da Educação agora está com o Ministério do Trabalho de Moçambique. "Vimos o compromisso da equipe do SENAI Ceará quando esteve em Moçambique. Espero que essa cooperação abra portas para outros projetos solidificando a nossa parceria", almeja.

A comitiva de Moçambique fica no Ceará até quinta-feira (4/5), quando visitam as unidades do SENAI Maracanaú e Jacarecanga, em Fortaleza.  Durante a apresentação, o grupo interessou-se na qualificação de alunos em professores em energias renováveis.

Segunda parceria

Recentemente, outra comitiva de Moçambique esteve no Ceará cumprindo agenda na FIEC com o objetivo de conhecer o modelo de trabalho do SENAI. O grupo vistou as unidades do SENAI Barra do Ceará e Jacarecanga, assim como esteve na CSP. O SENAI Nacional também escolheu o modelo adotado pela entidade cearense para servir como referência para Mocambique. O trabalho realizado pela Unidade de Educação (UNED) da instituição estadual, como reposicionamento dos processos de educação, mapeamento dos perfis educacionais e padronização dos ambientes, além de outros fatores, possibilitou esse reconhecimento.
Por meio de parceria com o governo japonês, através da agência japonesa JICA, o governo moçambicano solicitou apoio técnico do SENAI para reestruturação da educação profissional do país. O objetivo é levar técnicas de gestão educacional e conhecimento específicos em áreas tecnológicas como construção civil, metalmecânica, alimentos e automotiva. O Governo de Moçambique reconhece a necessidade de aperfeiçoar a qualidade da formação de educação profissional para promoção de oportunidades de trabalho, com criação de um sistema educacional e de egressos no mercado. 

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5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
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