Profissionais desenham ferramenta de inteligência competitiva para ajudar investidores
Quais são as informações importantes para que o investidor possa montar uma empresa, ampliar a que já existe sob sua administração ou mesmo gerar mais negócios no Ceará? Profissionais das universidades, governo e da FIEC estiveram reunidos terça-feira (2/5) na FIEC, em oficina com cara de laboratório para definir quais os dados estarão disponíveis em uma ferramenta de inteligência competitiva de negócios, que funcionará em rede. O projeto piloto surgiu no Masterplan Eletrometalmecânico, ação conduzida pelo Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, dentro do Programa para Desenvolvimento da Indústria.
A ideia de reunir esse material é ajudar os investidores a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação das instituições. Para isso, os profissionais precisam se passar como investidores atrás dos dados. Os profissionais foram divididos em três mesas para elencar as informações. Cada mesa representava um conjunto de ramos industriais econômicos. Dos setores tradicionais, como têxtil e alimentos, passando por setores com forte atuação tecnologia e de inovação, como o de tecnologia de inovação, às áreas transversais como logística, infraestrutura, energias renováveis e turismo.
O economista do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Guilherme Muchale, explica que a ferramenta de inteligência está sendo construída coletivamente a exemplo do que foi feito com as redes colaborativas. "Ao final do workshop, os profissionais listam as informações importantes e de qualidade que devem fazer parte da ferramenta", complementa a explicações sobre a metodologia.
Um laboratório de consolidação de informações também será feito somente com empresários de vários ramos econômicos e acadêmicos. Esse trabalho está sendo feito pela FIEC por meio do Núcleo de Economia e Centro Internacional de Negócios em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).