telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria recebe lançamento de documentário da Associação Caatinga

28/04/2017 - 12h04

A Associação Caatinga, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), lançou ontem (27/4), no Museu da Indústria, o documentário “Expedição ao Cânion do Poti” e a campanha de financiamento coletivo do Projeto Tatu-bola, na plataforma Kickante, com meta de arrecadar por meio de doações o montante de R$500 mil. O valor será investido na implantação do Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola –CPCTB, na Reserva Natural Serra das Almas.

O diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, abriu o evento dando boas vindas aos presentes e exaltando o perfil e trabalho da Associação Caatinga. “É uma entidade que trabalha em prol do meio ambiente, com DNA da indústria. A indústria sustentável se preocupa com o meio ambiente e trabalha em prol da sua preservação porque entende que essa relação é possível e pode ser benéfica para todos”, avalia.

O documentário tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação do tatu-bola e do bioma Caatinga. Segundo a coordenadora técnica do Programa de Conservação do Tatu-bola, Flávia Miranda, a proposta é ter o tatu-bola como espécie guarda-chuva para conservação do bioma e criação de unidades de conservação na região. “A intenção é que seja um símbolo. A expedição que originou o documentário buscou levantar dados de ocorrência do tatu-bola na região como subsídio para criação do Parque Nacional do Cânion do Poti”, explica.

O documentário é uma espécie de diário de campo dos pesquisadores da Associação Caatinga, afirma Flávia. O responsável por registrar as imagens e editar foi Devian Zutter, que sempre trabalhou com vídeo mas vem se especializando, há 7 anos, em vídeos de natureza, expedições e viagens. “Foram 10 dias acompanhando o trabalho dos pesquisadores. Não havia roteiro definido. Foi registrar as coisas da maneira como iam acontecendo”, conta Zutter. Ele é do sul do país, não conhecia a Caatinga mas disse ter ficado surpreendido com a beleza do bioma. “Espero que o vídeo dê frutos, percorra o país, faça com que as pessoas conheçam o projeto, a espécie e sirva pra colocar em prática a criação do parque e a preservação”, conclui.

O Programa Tatu-bola é apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O evento aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril. O Programa de Conservação do Tatu-bola está no segundo semestre de atuação e tem por objetivo identificar áreas de ocorrência do animal e preservá-las a fim de garantir ambientes seguros para seu desenvolvimento e reprodução. É desenvolvido pela Associação Caatinga com o apoio da Fundação Grupo Boticário desde novembro de 2015.

Campanha de Financiamento Coletivo do Projeto Tatu-bola

Os recursos arrecadados com a campanha serão revertidos para a criação do Centro de Pesquisa e Conservação do Tatu-bola –CPCTB, na Reserva Natural Serra das Almas, localizada na divisa do Ceará e Piauí e dará suporte a um trabalho multidisciplinar para promover a conservação do tatu-bola, a manutenção da espécie na natureza, a redução do risco de extinção, a redução do risco de desertificação, a contenção dos efeitos do aquecimento global e a segurança hídrica. O apoio do valor arrecadado ajudará a viabilizar ações que irão gerar conhecimento atualizado sobre a ecologia e distribuição da espécie; identificar áreas prioritárias para a conservação da espécie; promover conservação da espécie através da criação de reservas ambientais (Unidades de Conservação) e estabelecimento de corredores ecológicos; tornar o animal mais conhecidos e os ambientes naturais onde ocorre; e sensibilizar a sociedade através de ações de educação ambiental.

A Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização não governamental que atua há 17 anos em projetos de conservação e preservação do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright