Bússola da Sustentabilidade e agendas estratégicas são apresentadas no segundo dia do Inova Ceará
O segundo dia do Inova Ceará contou com apresentação de pitchs de projetos do SENAI, mostra de startups, apresentação da Bússola da Sustentabilidade e lançamento das agendas estratégicas, além de palestra sobre negócios inovadores e sustentável. A apresentação da Bússola da Sustentabilidade foi importante no contexto das conversas sobre inovação. Com a ferramenta, é possível se fazer um questionário para saber se uma indústria é de fato sustentável, dando um diagnóstico com dados.
Rodrigo de Oliveira, consultor do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, falou do pensamento limitado que muitas pessoas têm sobre a sustentabilidade, englobando apenas o ecologicamente correto. Ele reiterou que sustentabilidade é muito mais que isso, precisando uma empresa também ser economicamente viável, socialmente justa e culturalmente completa para ser considerada sustentável. “A sustentabilidade é totalmente ligada à inovação e à uma sociedade melhor para todos”, acrescentou.
Outro ponto marcante na manhã foi o lançamento das Agendas Estratégicas da Sustentabilidade, do Empreendedorismo e da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O documento trata sobre esses assuntos, abordando fatores para o futuro, problemas no Ceará e ações intersetoriais. Samuel Façanha, coordenador da rede NIT, ainda falou da importância da colaboração dentro desse contexto, de forma a incentivar a pesquisa, desenvolvimento e inovação.
No evento, também foi apresentado pela representante Tamara de Nicol, o startup Piipee, produto para evitar o desperdício de água com o uso de descargas em aparelhos sanitários. Também aconteceu a palestra “Construindo Ambientes de Negócios Inovadores e Sustentáveis”, ministrada pela CEO e fundadora da empresa Wylinka, Ana Calçado. O evento foi encerrado no período da tarde com a solenidade de premiação das equipes do SENAI que apresentaram projetos inovadores.