Comitiva de Moçambique visita unidade do SENAI/CE
Uma comitiva de Moçambique, com a participação de professores e representantes da agência japonesa JICA, foi recebida pela equipe de educação profissional do SENAI Ceará na tarde desta terça-feira (18/4), na sede da FIEC. A gerente da Unidade de Educação (UNED), Priscilla Carneiro deu às boas-vindas aos presentes e falou da felicidade em poder levar a forma como a educação profissional é tratada no Estado para Moçambique.
O encontro teve como finalidade mostrar o modelo aplicado no Ceará e evidenciar a possibilidade de replicá-lo nas escolas de Moçambique, no continente africano. Vinte e um exemplares de Manuais de Padronização de Setores onde o SENAI Ceará atua foram entregues aos presentes e um vídeo com uma simulação de ambiente do segmento de metalmecânica foi mostrado. A comitiva visitou ainda a unidade do SENAI Jacarecanga.
Projeto em Moçambique
O SENAI Nacional já havia detectado que o modelo adotado pela entidade poderia servir como referência possível. O trabalho realizado pela Unidade de Educação (UNED) da instituição estadual, como reposicionamento dos processos de educação, mapeamento dos perfis educacionais e padronização dos ambientes, além de outros fatores, possibilitou esse reconhecimento.
Na prática, por meio de parceria com o governo japonês, o governo de Moçambique contatou o SENAI Nacional e solicitou apoio técnico para reestruturação da educação profissional do país. O objetivo é levar técnicas de gestão educacional e conhecimento específicos em áreas tecnológicas como construção civil e metalmecânica.
O governador de Moçambique reconhece a necessidade de aperfeiçoar a qualidade da formação de educação profissional para promoção de oportunidades de trabalho, com criação de um sistema educacional e de egressos no mercado.