Cointec recebe gerente dos Observatórios SESI/SENAI/IEL do Paraná
O Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu hoje (7/4) a gerente dos Observatórios SESI /SENAI/IEL, Marília de Souza. Ela falou sobre os Painéis de Especialistas dos setores Economia do Mar, Economia Criativa e Turismo, realizados esta semana, e os próximos passos do programa Rotas Estratégicas.
Marília explicou que o projeto vem ressaltar as potencialidades do estado do Ceará, apontando os caminhos a percorrer, nos curtos, médio e longos prazos. “O Ceará tem muitas vantagens competitivas ainda inexploradas. Um dos méritos desse trabalho é jogar luz sobre essas vantagens. Um grande ativo do estado é a insolação, um potencial energético sem limites. Outro grande ativo é a capacidade dos ventos, das ondas, das marés de produzir energia. O Ceará é um celeiro de energia”.
Outro ativo que chama atenção de Marília de Souza é o humano. “À medida em que toma-se ciência disso, também se reposiciona. As condições de base existem. Falta pouco para que haja uma virada de jogo, de posicionamento do Ceará em relação a outros estados brasileiros”.
Pautas da reunião
O superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Erick Picanço, falou sobre o convênio entre a instituição e a organização finlandesa Finnish Institutte of Occupational Health (FIOH), no âmbito do Instituto SESI de Inovação. Ele explicou que o foco será obter informações sobre retorno de investimento em saúde por parte das empresas.
Mário Gurjão, do Núcleo de Economia da FIEC, apresentou o INOVA Ceará, que acontece nos dias 24 e 25 de abril. O diretor de negócios da Táquion Inovação, Luis Eduardo, falou sobre o ICC BIOLABS – Health & Biotech Space.