telefone(85) 4009.6300

Programa Brasil Mais Produtivo amplia atendimento para o setor de alimentos no Ceará

30/03/2017 - 16h03

Cinco indústrias cearenses, incluindo uma de grande porte do ramo metalmecânico, demostraram interesse em participar da nova fase do Programa Brasil Mais Produtivo. A adesão não parou por ai. Mais uma dezenas delas agendaram o interesse de conhecer a iniciativa. Esse foi o resultado da palestra de apresentação local do Programa Brasil Mais Produtivo, ocorrida na noite de quarta-feira (29/3) na FIEC. As novidades do Programa são a ampliação do seu raio de ação também para o interior do Estado e a inclusão do setor de alimentos como um dos beneficiados. Durante a apresentação, os convidados conferiram demonstração da metodologia Lean manufacturing e a exposição de exemplo dos sucessos de duas empresas do ramo do vestuário participantes do Programa. São elas a Turma da Malha e a Maresia.

O diretor regional do SENAI abriu o evento frisando que o Programa faz um intervenção na linha de produção da fábrica para acelerar a produtividade nas empresas. "O SENAI está credenciado e qualificado para atender as empresas de forma precisa. Para isso, contratamos 14 profissionais para atender os interessados de forma rápida. A parceria com o Sebrae por meio do Sebraetec será outro facilitador", enfatizou.

Como representante do segmento com ótima participação no PIB e  recém beneficiado pelo Brasil Mais Produtivo, o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, acredita que uma proposta de ganho de 20% na produtividade faz toda a diferença nas empresas no atual cenário econômico. "O Sistema FIEC e parceiros têm nos apoiado com um conjunto de programas para que as indústrias diminuam os custos, aumentem a produtividade, sejam sustentáveis e até exportem. O Brasil Mais Produtivo colabora também para melhoria na qualidade dos nossos produtos e serviços para que possamos sair desse momento econômico", reconhece.

O gerente do SENAI Cetis, Tarcísio Bastos, reforçou que a unidade está pronta para ajudar na solução de problemas na linha de produção colaborando no crescimento das empresas no mercado."Já atendemos 10 empresas e estamos atendendo 36. E vamos ampliar esse atendimento sobretudo depois que solicitamos aos parceiros a inclusão do setor de alimentos e o atendimento de empresas no interior cearense", comemora.

A metodologia usada pelo Programa, chamada de Lean manufacturing, significa produção enxuta ou produção esbelta de uma indústria. É também chamado de Sistema Toyota de Produção dentro de uma filosofia de gestão focada na redução de sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). No evento, essas explicações foram dadas pelo consultor em logística e processo produtivo do Cetis, Gleison Cruz.

Saiba mais

O Brasil Mais Produtivo é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (Mdic), cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor da aplicação das ferramentas Lean para pequenas e médias indústrias participantes. A iniciativa intensificou suas ações no Ceará a partir do 2º semestre de 2016 e já atendeu 10 empresas. Nelas, melhorou a produtividade em uma média de 35% e diminuiu a movimentação desnecessária de funcionários na linha de produção em quase 50%. A meta da iniciativa esse ano é atender 120 industrias por cada segmento beneficiado. Os ramos contemplados são alimentos, vestuário, calçados e metalmecânico. As adesões devem ser feitas ainda nesse 1º semestre de 2017.

Como participar

* Empresas interessadas devem manifestar sua intenção em receber o Programa por meio de formulário a ser preenchido no site:
www.brasilmaisprodutivo.gov.br .

Mais informações: brasilmaisprodutivo@senai.br ou pela Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) - 4009.6300.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright