telefone(85) 4009.6300

Alunos do SENAI Jacarecanga desenvolvem projetos para indústria automatizada com dados online

23/03/2017 - 15h03

Automatização por meio de um programa de informática no almoxarifado de uma empresa; QR Code ligado a um aplicativo que monitora manutenção de máquinas; Equipamento que evita em tempo real a perda de linhas em máquinas da indústria têxtil; Plataforma online que verifica as necessidades de uma obra da construção civil em andamento; Central inteligente de controle de gestão e manutenção em fábricas; Plataforma online que funciona como ouvidoria com soluções para indústrias; Refil de peças para uma coroa de motos; Automação a baixo custo para facilitar a logística na produção de peças; Carro automatizado de transporte de ferramentas.

Esses são os projetos desenvolvidos pelos alunos "cientistas" que participaram do Grand Prix de Inovação no SENAI Jacarecanga. As iniciativas chamam atenção pelas ideias inovadoras que podem ser aproveitadas por empresários e por institutos de tecnologia.

Nesta quinta-feira à tarde, dia 23/3, foram conhecidos quais desses projetos venceram a disputa preparatória e que estimula a participação desses estudantes nos Projetos Integradores, Inova SENAI e Olimpíada do Conhecimento. Pela manhã, em apresentações curtas chamadas de pitchs, os alunos usaram essa ferramenta  comum entre os empreendedores para “vender” o projeto para empresas, potenciais investidores e no caso deles para os avaliadores.

Eis O desafio proposto aos alunos: " Aumento da Competitividade das Indústrias Cearenses com Base na Produtividade, Inovação e Comunicação Interna e Externa. Muitos pensaram projetos dentro da realidade da Indústria 4.0 e da  Internet das Coisas com direito a programas informatizados e plataformas que funcionam online, remotamente a distância e com possibilidade de manusear tido a um clique por meio de aplicativos em telefones móveis. É a tecnologia embarcada móvel.

Na prática, em três dias dessa semana, em clima de uma mini seletiva para Olimpíada Mundial do Conhecimento, dez equipes com quatro alunos cada foram divididos em baias no espaço onde funcionou a Oficina de Manutenção do SENAI. Eles passaram por provas de "brainstorm", ou tempestade de ideias colocando a cabeça para pensar na criação de projetos. Fizeram ainda os modelos de negócios desse material produzido e ensaiaram as apresentações chamadas de pitchs. Tudo sob olhar atento de orientadores e avaliadores. E controlado por um cronômetro.

A competição envolveu professores especialistas de todos 13 cursos técnicos oferecidos na unidade em áreas como Construção Civil, Mecânica, Mecatrônica, Segurança do Trabalho e Gestão.

"A adesão por parte dos estudantes foi notável, sendo contabilizados 36 equipes no início. Devido a esse considerável quantitativo foi realizada uma seletiva prévia, e as 10 equipes mais promissoras passaram para a fase final", explica o interlocutor do evento na unidade, o professor de Logística, Klayton Cardoso.
René Marques de Souza, de 20 anos, é aluno do curso técnico de Refrigeração. Ao lado de outros colegas de sala, ele foi conferir o desempenho dos estudantes no Grand Prix de Inovação. Em abril, ele terá uma experiência semelhante quando participará do Inova SENAI no Inova Ceará. Na oportunidade, ele vai apresentar o projeto Ecoágua para geração de energia dentro do tema sustentabilidade desenvolvido por ele e outros alunos nos Projetos Integradores.


" É muito boa interação entre alunos e o compartilhamento de informações de outras disciplinas. Estou vendo aqui o empenho e trabalho no Grand Prix e me estimula ainda mais a defender o projeto que participei no Inova. Vou deixar a timidez de lado", vibra.


Todos os projetos inscritos por todas as equipes de alunos do SENAI Jacarecanga no Grand Prix de Inovação serão amadurecidos com protótipos e modelos de negócios para futuras edições dos Projetos Integradores e Inova SENAI.

Apoio de profissionais

Professores e técnicos do SENAI Jacarecanga se empenharam para tornar o Grand Prix uma realidade. Além de produzir o evento, eles inscreveram os projetos, acompanharam o amadurecimento deles inclusive acompanhando visitas de alunos em industriais para obter informações, atuando como orientadores e avaliadores. Os profissionais da área de Mecânica, por exemplo, pensaram e produziram os troféus do evento. Até o pódio foi feito.

INOVA Ceará

Dos 20 projetos escolhidos do Inova SENAI que vão expor protótipos na XIII Edição do Inova Ceará, nos dias 24 e 25 de abril, 10 são do SENAI Jacarecanga. Os alunos estão preparando os protótipos e apresentação em uma sala especial e em um laboratório de informatica destinados para eles trabalharem nesse amadurecimento de soluções inovadoras para Indústria Cearense. Sistema informatizado de segurança que evita acidentes de trabalho na manutenção de elevadores.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright