SDE e Cearáportos participam de reunião da FIEC
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), César Ribeiro, e o diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, participaram na terça-feira da reunião semanal de diretoria da FIEC. Na ocasião, Serpa fez uma apresentação sobre as potencialidades de parceria entre os portos do Pecém e de Rotterdam, na Holanda. De 19 a 24 deste mês, uma comitiva do Governo do Ceará, com a participação do governador Camilo Santana e de empresários ligados à FIEC, tendo à frente o presidente Beto Studart, estará naquele país para a assinatura de memorando de intenções de negócios entre os dois portos. Há um ano, o Governo do Ceará está em fase de planejamento para implantação de uma administração compartilhada e de rotas de transporte marítimo entre os portos do Pecém e Rotterdam.
O Governo do Ceará tem realizado diversas ações para ampliar e modernizar o Porto do Pecém. Dentre as melhorias, que colocarão o porto entre os mais eficientes do mundo, estão a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso, a construção de mais três berços (dois já concluídos), a construção de uma nova ponte, além do novo descarregador e da segunda esteira transportadora de minério de ferro. Com as obras e o início do funcionamento da Companhia Siderúrgica (CSP), a expectativa é de que o movimento no porto seja triplicado. Já o Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e atua como Hub Port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos, como os de Singapura e de Xangai, mas continua tendo vital importância para o transporte marítimo e para as operações de comércio exterior. Sua importância, tanto atual quanto histórica, fazem dele uma atração à parte na área logística. Abrangendo 105 quilômetros quadrados, o Porto de Rotterdam estende-se por uma distância de quarenta quilômetros (25 milhas), funcionando como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e de outras mercadorias entre o continente europeu e de outras partes do mundo.