Projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial é apresentado ao Simec
Vinte e cinco indústrias de pequeno porte ainda podem aderir até o próximo mês de maio ao projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para Pequenas Indústrias, fruto de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria(CNI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE Ceará), SESI e SENAI por meio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC). Essa oportunidade de adesão foi revelada pelo gerente executivo da Gerência Executiva de Negócios da FIEC, Eduardo José Salsa Cavalcanti, durante apresentação do projeto na reunião mensal do SIMEC, realizada na noite desta segunda-feira, 13/3, na sede da FIEC em Fortaleza. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sindicato, Sampaio Filho, ao lado de diretores e associados.
O projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para pequenas indústrias atenderá, neste primeiro momento, 40 empresas de pequeno porte industriais, em cinco setores prioritários (alimentos, vestuário, TIC, eletrometalmecânico e químico). Elas obedecerão ao plano de ação definido por um diagnóstico, sendo aplicado através da Metodologia IEL de Gestão da Inovação com 122 horas in loco. O objetivo é desenvolver o potencial inovador de indústrias de pequeno porte, não apenas no aspecto tecnológico, mas também na gestão empresarial.
A intenção é que as empresas participantes do projeto consigam transformar boas ideias em projetos de valor. “Boas ideias surgem, oportunidades de negócio passam .à porta, e os empresários não consigam transformá-las em algo tangível. O processo de gerir uma ideia, de transformá-la em algo tangível, de valor, não é algo tão simples. Vamos estimular a cultura da inovação nas empresas para que busquem recursos naturalmente”, disse Salsa.
O projeto Soluções em Gestão da Inovação e Empresarial para Pequenas Indústrias espera beneficiar as 40 empresas previstas na iniciativa até o fim de 2017. Quinze empresas já aderiram à iniciativa. O IEL Ceará foi escolhido como executor pelo sucesso no atendimento de empresas em planos, consultorias e capacitações de gestão de inovação no Núcleo Estadual de Inovação (NEI/CE) e em consultorias atendidas em gestão empresarial da Rede de Tecnologia do Ceará(RETEC).
Adesão
As empresas participantes irão arcar com apenas 20% do valor da consultoria - o equivalente a R$5 mil - que podem ser parcelados em até 12 vezes mensais de R$ 431,78. Mais informações: pela Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009.6300
Outros assuntos da Reunião
O presidente do SIMEC, Sampaio Filho, comemorou ao lado dos associados a manuntenção por mais um ano da certificação ISO 9001:2008 do sindicato e a possibilidade de migração para a ISO 9001:2015. As boas notícias vieram depois da realização de uma auditoria de monitoramento semana passada.
Além desse assunto em pauta, foi tratada a negociação para implantação do Condomínio Industrial do Sindicato em Caucaia e os empresários acompanharam uma apresentação institucional do novo presidente da Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza), Fernando Laureano.