telefone(85) 4009.6300

Presidente da FIEC participa de lançamento do edital para projeto de dessalinização da RMF

13/03/2017 - 16h03

O governador Camilo Santana lançou, nesta segunda-feira (13), em evento na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o edital de solicitação de manifestação de interesse para elaboração dos estudos de uma planta de dessalinização de água marinha na Região Metropolitana de Fortaleza. As empresas interessadas na parceria devem preparar e apresentar suas propostas no prazo máximo de até dois meses após a data da publicação oficial do edital, que será realizada na próxima terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado.

Com o desenvolvimento e implementação do novo sistema de dessalinização, será gerado 1m³ por segundo de água dessalinizada para a rede de abastecimento da Capital. De acordo com o documento de seleção, as etapas até a operação da obra são: análise das propostas pelo período de um mês, realização dos estudos pela empresa no prazo de 150 dias, e depois três anos no processo de estabelecimento da relação público-privada, projetos, construção e comissionamento da dessalinização. O contrato a ser firmado entre Estado e pessoa jurídica será de 23 anos. Serão avaliados pontos como viabilidade econômica, demanda, localização, custos e modo de operação.

O governador destaca que a intenção do lançamento deste edital é atrair propostas e estudos para que se chegue da melhor forma ao objetivo da planta de dessalinização para a Região Metropolitana de Fortaleza. Ele revelou que, antes mesmo do lançamento da seleção, já surgiram empresas nacionais e internacionais interessadas na elaboração do projeto.


Representante da Indústria, o presidente da FIEC, Beto Studart, afirmou que esta é mais uma ação do Governo do Ceará que ajudará a fomentar o crescimento econômico do Estado, atraindo investidores e idealizadores de novos projetos. "O governador dá um passo muito importante junto à Cagece. A água é um serviço fundamental tanto para as pessoas quanto para o desenvolvimento da economia", diz.

Prefeito da Capital, Roberto Cláudio avalia que é de fundamental importância o pensamento de novas formas de garantir o abastecimento de Fortaleza e municípios da RMF. Em entrevista, ele lembrou das ações do governador Camilo Santana feitas em curto período dentro da região, que foram responsáveis para garantir água à população e evitar a necessidade de racionamento em meio à crise hídrica vivida pelo Ceará.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, enfatiza que os projetos deverão trazer o roteiro completo de como a obra deverá ser executada pela empresa a ser contratada futuramente pelo Governo do Ceará. Segundo o dirigente, há cuidados técnicos e pesquisas que precisam ser traçados de modo preciso para que a dessalinização ocorra com sucesso. "A planta tem que ser instalada e ser pensada para se interligar na planta atual da Cagece. Então, vai ter que se buscar o melhor ponto de injetamento, de reservação, pois essa água dessalinizada vai se misturar com a outra água", exemplifica.


Participaram ainda do evento o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, os deputados federais Danilo Forte, Leônidas Cristino, Macedo e Paulo Henrique Lustosa, os deputados estaduais Carlos Matos e Walter Cavalcante, o vereador Benigno Júnior, dentre outras lideranças políticas e representantes do empresariado cearense.


Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright