telefone(85) 4009.6300

Sinduscon-CE lança programa Qualidade de Vida na Construção 2017

13/03/2017 - 09h03

Amanhã  (terça-feira), o Sindicato das Construtoras lança a edição 2017 do Programa Qualidade de Vida na Construção. Na pauta do ano, uma das principais bandeiras é o uso racional da água. O evento será no canteiro de obras do empreendimento WSTC, da Dias de Sousa Construções, às 07h30.

A vice-presidente da Área de Sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota, explica que esta temática foi escolhida para chamar a atenção para a importância de economizar água diariamente. "As chuvas dos últimos dias aliviaram o peso dos cinco anos consecutivos de seca, porém, especialistas da área continuam apontando que é preciso muito mais para recarregar satisfatoriamente os grandes reservatórios do Ceará. Os registros recentes despertam nas pessoas uma falsa percepção de que a crise hídrica já passou", alerta.

A proposta é mobilizar os trabalhadores para a adoção de soluções que economizem água dentro dos canteiros de obra, fornecendo informações que possam ser multiplicadas também na sua residência e no seu bairro. O armazenamento da água que sai das torneiras e lavatórios; a atenção aos vazamentos; reutilização de água nos procedimentos de lavagens de materiais e descargas dos sanitários; captação de água da chuva são alguns dos assuntos que serão tratados durante a oficina, que terá uma apresentação teatral, seguida de palestra.

Paula Frota acrescenta que é essencial a sensibilização de todos os que trabalham no canteiro para que o conceito de uso racional de água seja eficiente e se multiplique para toda a sociedade. “A intenção é que eles possam adquirir práticas de consciência ambiental e que utilizem o consumo consciente dentro e fora do canteiro”, destaca.

O PQVC foi criado em 2003 para levar saúde, segurança, educação, cultura e lazer aos trabalhadores da construção civil. Visa, ainda, valorizar os operários, desenvolvendo sua autoestima através de atividades focadas na melhoria da qualidade de vida. Em 14 anos, já realizou aproximadamente 1200 oficinas, beneficiando mais de 100 mil operários.

Oficinas nos canteiros

Em 2017, o PQVC vai disponibilizar, em parceria com o SESI, as oficinas “Construção Consciente”, “Cuide-se” e “Circuito Saúde”. As ações acontecem dentro dos canteiros de obra, durante o primeiro horário de trabalho, com 1h de duração cada uma.

·Construção Consciente – Um esquete teatral e uma minipalestra vão abordar assuntos como: o uso racional da água, consciência financeira e consumo exagerado. O objetivo é orientar os trabalhadores sobre educação financeira, hábitos de consumo e economia de água.

·Cuide-se – A oficina vai tratar, por meio de linguagem teatral e minipalestra com enfermeira, da importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), com foco no HIV/AIDS.

·Circuito Saúde – Serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia gratuitos para os trabalhadores da construção civil.

SERVIÇO:

Ação de conscientização para uso racional da água      

Data: 14 de março

Horário: 07h30

Local: WSTC - Washington Soares Trade Center (Av. Washington Soares, 3303 – Edson Queiroz)

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright