SESI Ceará e SESI Rio discutem nova metodologia de Educação de Jovens e Adultos
A equipe pedagógica da Unidade de Educação e Cultura do SESI/CE esteve reunida hoje com a equipe técnica de educação do SESI/Rio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para compartilhar experiências sobre a implantação da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois estados. O grupo visitou ainda a Escola SESI Euzébio Mota de Alencar e as turmas-piloto do novo projeto.
A Nova EJA é um projeto inovador que está sendo desenvolvido pelo SESI em todo o Brasil. Com base no artigo 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que assegura a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais, o SESI elaborou uma nova metodologia de ensino, com um currículo mais flexível e contextualizado à realidade dos trabalhadoresalunos da instituição.
Para tanto, o Novo Projeto Pedagógico do SESI trabalhará com a metodologia de reconhecimento de saberes. A partir de uma série de conteúdos fundantes, elencados por uma equipe técnica de professores em cada área de conhecimento, o objetivo é aplicar uma avaliação que possibilite a identificação das competências que o aluno já desenvolveu ao longo da vida, independente da escolarização.