Gestores da SDE conhecem rotas estratégicas industriais na FIEC
Secretário, coordenadores e gestores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas instituições vinculadas participaram, na tarde de quinta-feira (23/02), de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para apresentação do Programa para Desenvolvimento da Indústria e suas Rotas Estratégicas.
O Programa para Desenvolvimento da Indústria, desenvolvido pela FIEC, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria a partir da geração de informações estratégicas, fortalecimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como a reorientação de setores tradicionais, permitindo a tomada de decisões antecipadas para posicionar competitivamente a indústria cearense. Assim, atua em três frentes: prospecção de futuro para a competitividade setorial; inteligência competitiva e cooperação e ambiência para o desenvolvimento.
Parte dos resultados do programa foram apresentados pelo líder do Núcleo de Economia da FIEC, José Sampaio Filho, que destacou a importância de dados e informações identificados nas 13 Rotas com 17 setores e áreas estratégicas na indústria cearense se transformarem em políticas de governo. “Não é um só um trabalho realizado pela FIEC, uma vez que vamos precisar muito da parceria de vocês na construção desse processo. Essa sinergia em busca do desenvolvimento industrial do Estado é fundamental para o crescimento econômico”, disse.
Já o economista do Núcleo de Economia da FIEC, Guilherme Muchale, ressaltou que todos os dados e informações estão à disposição da SDE e suas vinculadas para serem aproveitados na execução de políticas econômicas.
O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Adolfo Alves Neto, destacou que o programa vai propiciar maior interação entre as instituições e que vai ser utilizado pelo Sistema SDE como uma ferramenta de promoção de atração de investimentos, tanto nas áreas de prospecção, gestão e execução desse processo. “São informações muito importantes para efetivar de maneira ágil a atração de investimentos para o Estado, fortalecendo, ainda, o desenvolvimento das relações entre as instituições”, disse.
ROTAS: Os 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará foram organizados em 13 Rotas Estratégicas: água; biotecnologia; construção e minerais não metálicos; economia criativa e turismo; economia do mar; energia; indústria agroalimentar; logística; meio ambiente; eletrometalmecânico; produtos de Consumo (Couro & calçados; Confecções; Madeira & Móveis); saúde; tecnologia da informação e comunicação.