Empresários conhecem Programa de Educação Fiscal durante reunião do COFIN
Para que a Educação Fiscal para Indústria e como a FIEC pode desenvolvê-la? As respostas para essas perguntas foram dadas pelos servidores públicos e auditores-fiscais da Secretaria da Fazenda do Ceará, Argemiro Torres e Germana Parente, durante a primeira reunião oficial do ano do Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizada na tarde de ontem (21/02), no Núcleo de Expansão Industrial na sede da FIEC, em Fortaleza/CE. Essa é primeira vez que o Programa de Educação Fiscal do Estado é apresentado na Federação.
O encontrou contou com a participação da presidente de todos os Conselhos Temáticos da FIEC, Roseane Medeiros. Os conselheiros, entre empresários, representantes de indústrias e do Sistema FIEC, ouviram atentamente as explicações dos auditores, que destacaram que o Programa de Educação Fiscal do Estado começou há 18 anos. "Temos que priorizar o debate sobre a função social e sustentável do tributo. E o setor produtivo tem um papel importante a desenvolver na multiplicação de uma educação fiscal para cidadania, com direitos e obrigações justamente equilibrados", estimula a auditora fiscal Germana Parente.
Os auditores deixaram sugestões como a FIEC, por meio dos seus conselhos temáticos, e o Centro Industrial do Ceará (CIC) possam desenvolver a educação fiscal dentro e fora das indústrias. Entre as propostas, fóruns de debates sobre o tema na parceria Sefaz, FIEC e os sindicatos patronais da Indústria; a formação de multiplicadores sobre a ISO 26000, que surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial, além da escolha de uma entidade industrial para disseminar uma agenda de ações educadoras durante o ano.
Após a apresentação, o presidente do COFIN, Aluísio Ramalho Filho, cogitou a realização de uma reunião de trabalho para colocar em prática as sugestões da SEFAZ para que a FIEC desenvolva e multiplique a educação fiscal entre os empresários e colaboradores. "Saio da reunião com uma injeção de ânimo para construir algo melhor coletivamente, de forma a antecipar aos debates das questões tributárias e incentivar educação fiscal dos empresários e da população com mais responsabilidade social e ambiental", frisou.
Roseane Medeiros disse que, ao ouvir as palavras dos auditores, cada vez mais acredita que a Educação é transformadora e deu os parabéns ao trabalho de Educação Fiscal da Sefaz no Ceará.
Serviço
Saiba mais aqui sobre o Programa de Educação Fiscal do Estado.
Outros assuntos em pauta
O presidente do COFIN, Aluísio Ramalho Filho, apresentou os novos participantes do Conselho. Um deles é o ex-presidente e atual vice-presidente do Sindsorvetes, Flávio Oliveira. Aluísio aproveitou para informar que a próxima reunião do COFIN será no dia 21 de março dentro do novo calendário de reuniões mensais acontecendo sempre na última terça-feira de cada mês. Na ocasião, será apresentado e debatido o Código de Defesa do Contribuinte.
Em janeiro, o Conselho realizou uma reunião extraordinária, mas não geral, sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios.