AECIPP recebe SIMEC na segunda edição do “Diálogos e Ideias”
O fórum de participação “Diálogos & Ideias” recebeu, na última sexta-feira (17), empresas associadas à AECIPP e ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos no Estado do Ceará (SIMEC). Em sua segunda edição, o evento apresentou ações e projetos que estão sendo conduzidos para o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Recepcionando os empresários, o presidente da AECIPP, Ricardo Parente, apresentou o potencial da região e reforçou que o “Diálogos e Ideias” foi criado para promover a sinergia entre associados da AECIPP e outras entidades importantes ao Complexo. Em seguida, Marcel Ribeiro, diretor do Campus do Pecém, apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na formação inicial e continuada das pessoas da região e da importância do polo de pesquisa e inovação industrial EMBRAPII, vinculado ao IFCE.
Dando seguimento ao evento, o presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Mário Lima, destacou as vantagens tributárias da instalação das empresas na Zona e reforçou a importância de trazer cada vez mais investidores para a região. O presidente do SIMEC, Sampaio Filho, destacou o trabalho do Sindicato e a importância do associativismo para o crescimento das empresas, realçando as ações da AECIPP no enfretamento dos desafios e busca do crescimento sustentável do CIPP.
O novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, também prestigiou o evento e comentou sobre futuros planos do Governo Estadual para o crescimento da zona portuária do Pecém em de 2017 e 2018. O Secretário também parabenizou a região pelo impacto positivo causado na economia do Estado. "O desenvolvimento industrial do Ceará está aqui. Pelos números, pelo gigantismo, pela responsabilidade, pelos mecanismos de desenvolvimento", afirma, referindo-se ao trabalho realizado pelo Complexo.
Finalizando as apresentações, Felipe Saes, gerente da empresa DSM de nacionalidade holandesa e atuação mundial nas áreas de saúde, nutrição e materiais, expôs pontos da unidade fabril instalada no Pecém e das oportunidades de negócios para as empresas cearenses no provimento de serviços e fornecimento de equipamentos. A DSM é uma empresa filiada a AECIPP.
Francisco Magalhães, Diretor do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, na ocasião, destacou a atuação dos 40 anos da Instituição. “Eu fiquei extremamente motivado para estar aqui e falar sobre nosso trabalho. Estamos mostrando que o recurso do governo pode sim ser aplicado para uso propriamente positivo”, declarou.
Ao final os participantes foram convidados para uma visita as instalações do Campus Avançado do Pecém IFCE.