Seapa lança na FIEC Programa de Apoio a Legalização de Empresas de Alimentos
A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) lança nesta quarta-feira (15) o Programa de Apoio a Legalização de Empresas de Alimentos, durante o Seminário que abordará a importância do Selo de Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) para empresas. O evento será realizado no auditório José Flávio Lima, no térreo da sede da FIEC, em Fortaleza, a partir das 08h30. O Seminário contará com a presença do secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, e do diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Segundo Euvaldo Bringel, o objetivo de lançar o Programa durante o Seminário é apresentar as empresas os serviços que a Seapa presta de apoio a regularização das empresas que fazem o manejo de alimentos. “O apoio para a obtenção do S.I.E. vai desde a instalação da empresa até que ela esteja de fato em pleno funcionamento, e através desse Programa vamos apresentar como é prestado esse apoio aos empresários que querem funcionar de forma regular”, reforça o secretário adjunto.
Segundo o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Osvaldo Segundo, e técnicos da Secretaria o foco do Seminário será as orientações que as empresas podem obter na Seapa. “Os empresários precisam saber que contam com todo o apoio da Secretaria”, destaca o coordenador. Representantes do Senai, Fiec, Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Sindfrios, Banco do Brasil (BB) e Faec também estarão presentes no Seminário.
Sobre o Selo de Serviço de Inspeção Estadual
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a criar o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com o objetivo de controlar e fiscalizar o pescado e seus derivados, garantindo ao consumidor, qualidade na inspeção sanitária; ele surgiu através da Resolução/SPA n° 01 de 10 de janeiro de 2012, estando vinculado à Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), através da Coordenadoria de Ordenamento e Fiscalização (COFIS).
Todas as empresas que processam, industrializam, armazenam produtos da pesca e aquicultura; e que pretendam realizar comércio intermunicipal (entre municípios de um mesmo estado) devem ser registradas no S.I.E, junto a COFIS/Seapa, com exceção para estabelecimentos que possuam registro no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), pois é vedada a duplicidade de registro nos serviços de inspeção.
Programação
Seminário sobre A Importância do S.I.E. para sua Empresa
08h30 – A importância do S.I.E. para sua empresa
08h45 – Apoio do Senai/Fiec às indústrias de alimentos
09h45 - Apoio do Sebrae/CE às indústrias de alimentos
10h10 – Proposta de Trabalho para regularização das empresas no S.I.E.
10h40 – Linhas de Financiamento
11h – Debates para construção da Proposta de Apoio às Empresas interessadas
Serviço:
Data: 15 de fevereiro
Local: Auditório José Flávio Lima(térreo da sede da FIEC)
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota
Hora: 08h30 às 12h30