telefone(85) 4009.6300

Delegação da FIEC conhece Instituto Politécnico em Portugal

07/02/2017 - 16h02

 A Missão da FIEC para conhecer o ecossistema de inovação em Portugal entrou no seu segundo dia nesta terça-feira, 7/2. Na programação, a delegação visitou o Instituto Politécnico de Leiria onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Nuno Mangus. Entre os participantes, Sampaio Filho, presidente do Simec; André Siqueira, presidente do Sindialimentos; Marcos Soares, presidente do Sindquímica; Alci Porto, diretor técnico do Sebrae no Ceará; e Inácio Arruda, secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do articulador da Unidade Setorial da Indústria do Sebrae no Ceará, Herbart Melo, e do professor Samuel Câmara, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Eles também estiveram no Centro para o Desenvolvimento rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), da área de Engenharia e Ciências Exatas do Instituto, e no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Ceteamares), da área de Ciências da Vida e da Saúde, com a finalidade de conhecer as experiências acadêmicas de inovação desses segmentos de interesse dos industriais cearenses. Ao final do dia, a delegação reuniu-se com integrantes da Associação Empresarial da Região de Leria (NERLEI).

Com o objetivo de conhecer os ambientes de inovação por meio de atores reconhecidamente relevantes, a Comissão de Apoio e Desenvolvimento da Indústria, da FIEC, está em Portugal durante essa semana. A Comissão foi criada pelo presidente da FIEC, Beto Studart.

Também fará parte da programação, ao longo dessa semana, a visita ao Biocant Park, ao Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB), à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Ontem, 6/2, como parte da agenda do primeiro dia, o grupo visitou o INL - Centro de Nanotecnologia, referência da Europa e fruto da parceria Portugal e Espanha. Os cearenses foram recebidos pelo diretor geral do centro, Paulo Freitas. Os visitantes conheceram os laboratórios e infraestrutura. Saíram de lá com reais possibilidades de parcerias com indústrias do Ceará e instituições brasileiras. A delegação visitou ainda a Agência Nacional de Inovação (ANI) e foi recebido pelo presidente da entidade José Carlos Caldeira e pelo administrador Miguel Barbosa.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright