Delegação da FIEC conhece Instituto Politécnico em Portugal
A Missão da FIEC para conhecer o ecossistema de inovação em Portugal entrou no seu segundo dia nesta terça-feira, 7/2. Na programação, a delegação visitou o Instituto Politécnico de Leiria onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Nuno Mangus. Entre os participantes, Sampaio Filho, presidente do Simec; André Siqueira, presidente do Sindialimentos; Marcos Soares, presidente do Sindquímica; Alci Porto, diretor técnico do Sebrae no Ceará; e Inácio Arruda, secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do articulador da Unidade Setorial da Indústria do Sebrae no Ceará, Herbart Melo, e do professor Samuel Câmara, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Eles também estiveram no Centro para o Desenvolvimento rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), da área de Engenharia e Ciências Exatas do Instituto, e no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Ceteamares), da área de Ciências da Vida e da Saúde, com a finalidade de conhecer as experiências acadêmicas de inovação desses segmentos de interesse dos industriais cearenses. Ao final do dia, a delegação reuniu-se com integrantes da Associação Empresarial da Região de Leria (NERLEI).
Com o objetivo de conhecer os ambientes de inovação por meio de atores reconhecidamente relevantes, a Comissão de Apoio e Desenvolvimento da Indústria, da FIEC, está em Portugal durante essa semana. A Comissão foi criada pelo presidente da FIEC, Beto Studart.
Também fará parte da programação, ao longo dessa semana, a visita ao Biocant Park, ao Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB), à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
Ontem, 6/2, como parte da agenda do primeiro dia, o grupo visitou o INL - Centro de Nanotecnologia, referência da Europa e fruto da parceria Portugal e Espanha. Os cearenses foram recebidos pelo diretor geral do centro, Paulo Freitas. Os visitantes conheceram os laboratórios e infraestrutura. Saíram de lá com reais possibilidades de parcerias com indústrias do Ceará e instituições brasileiras. A delegação visitou ainda a Agência Nacional de Inovação (ANI) e foi recebido pelo presidente da entidade José Carlos Caldeira e pelo administrador Miguel Barbosa.