telefone(85) 4009.6300

Parceria IEL/Sebrae promove consultoria para filiadas do Sindroupas e Sindconfecções

01/02/2017 - 15h02

O que vale mais: um modelo de negócios inovador para que as empresas possam lidar melhor com o mercado ou ficar lançando coleções aleatoriamente? Através de parceria do IEL/CE e Sebrae, com subsídio do programa Sebraetec, empresas de Fortaleza e Região Metropolitana filiadas ao Sindroupas e Sindconfecções passaram por processo de consultorias com vistas a promoção de soluções nas áreas de atuação e de interesse do empresariado local. A execução foi realizada pela empresa Diomedea, com o consultor Enrico Cietta, que tem como diferencial na metodologia dos seus projetos de consultoria, a intervenção no modelo de negócio da empresa.O consultor apresentou durante reunião na noite desta terça-feira, 31/1, na sede da FIEC em Fortaleza, os resultados alcançados pelas consultorias até agora e a definição da continuidade de outros ciclos da iniciativa.

O superintendente do IEL/CE, Ricardo Sabadia, e os presidente do Sindroupas, Fernando Trajano, e do Sindconfecções, Marcos Vinicius Silva, participaram do encontro juntamente com associados dos dois sindicatos que atuam com modas masculina, feminina e praia.

Essa metodologia direciona a empresa a ser multifuncional, entendendo que o mercado hoje exige níveis de excelência em todas as fases do processo produtivo da empresa. Além disso, a intervenção da Diomedea oferece um novo ponto de vista para a empresa: não é suficiente alcançar a “excelência local”, o objetivo deve ser buscar um equilíbrio que seja uma “excelência geral”. Na prática, a consultoria busca revelar os chamados "custos invisíveis", aqueles que não são facilmente identificáveis, pois se formam precisamente entre as funções. O IEL/CE, por meio da Área de Tecnologia e Inovação, coordenou os trabalhos de articulação junto ao Sebrae e na gestão das ações desenvolvidas junto as empresas clientes.

O superintendente do IEL, Ricardo Sabadia, disse que as consultorias estimulam aos empresários a conhecerem o Polo da Moda no Estado, a clientela, além estabelecer um painel de controle para fazer uma gestão eficiente. " O modelo de negócio de para uma empresa de moda de sucesso vai abrangendo todos os empresários aos poucos em três fases de orientação para que ao final tornem-se competitivos e interessantes ao mercado e aos clientes", esclarece.

Os empresários presentes ao encontro deram depoimentos positivos sobre as consultorias. Um deles é o presidente do Sindroupas, Fernando Trajano. Ele anunciou boas notícias para os participantes. As consultorias terão continuidade para as empresas já participantes, isso nas fases dois e três, para empresas interessadas em participar pela primeira vez. " Vamos definir um calendário paras os próximos meses de março, abril e maio. Planeja-se um workshop para explicar a iniciativa para os empresários iniciantes. E os Sindicatos continuarão concedendo um subsídio complementar de 10% juntamente com 70% do Sebrae e 20% de investimento dos associados para manutenção das consultorias" comemora.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright