Sindienergia apresenta novos diretores de Geração Distribuída e de Geração Centralizada em reunião na FIEC
Na tarde de ontem (17/1), na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), aconteceu a primeira reunião do ano do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia). Na ocasião, o novo presidente do sindicato, Benildo Aguiar, apresentou os novos diretores setoriais de Geração Distribuída e de Geração Centralizada, o engenheiro e mestrando Ricardo Correia, da empresa Energy Green, e o engenheiro Luis Eduardo Barbosa de Moraes, da empresa Novaes Energies do Brasil Geração de Energia Ltda, respectivamente.
O encontro contou também com a participação dos engenheiros da ENEL, José Mata III e João Vianey, para sanar dúvidas dos presentes, desde o pedido da ligação nova, aumento de carga, preenchimento da solicitação de acesso, projeto, homologação até a conexão da GD.
Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo Estratégico de Energia do Sistema FIEC, apresentou dados atualizados sobre o setor de Geração Distribuída no Ceará. Segundo a pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2016, o Ceará teve um crescimento de Geração Distribuída de 10% ao mês e alcançou a marca de mais de 7 mil consumidores. Na região Nordeste, o Ceará ocupa a primeira posição no quesito quantidade e também na categoria potência, produzindo 7.854 kW.
Benildo Aguiar sugeriu ainda temas para as próximas reuniões do sindicato, que serão realizadas na terceira terça-feira de cada mês. São eles: planejamento estratégico; tributação sobre equipamentos dos Sistemas Fotovoltaicos; garantia da concessionária aos bancos com a cobrança na conta de energia; convênio CONFAZ 52, liberação de 1MV para até 5 MV; novo modelo de negócio para a Geração Distribuída – Locação de UFV para clientes; eficiência energética em parceria com a Geração Distribuída; programa de certificação para empresas associadas; convênio UECE/Sindienergia – Capacitação profissional; agenda de participação de associados em eventos nacionais e internacionais; novas linhas de financiamento PF – Parceria CEF/Sindienergia; IPTU Geração Distribuída – continuidade ao convênio Sindienergia/Prefeitura de Fortaleza.