telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará lança curso de Segurança em Instalações Elétricas em Parques Eólicos

13/01/2017 - 10h01

A produção de energia eólica - aquela gerada pelo vento - aumentou 53% no Sistema Integrado Nacional entre janeiro e novembro de 2016. No entanto, esta fonte representou apenas 6% do total consumido no país, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. A hidráulica, que inclui usinas hidrelétricas, representou 73%, enquanto a geração térmica foi responsável por 20% do total. Os dados demostram que estados como Ceará, que por exemplo possui quase 50 Parques Eólicos em funcionamento e mais de 24 em construção após contratação de energia em leilões nos últimos três anos, pode contribuir no aumento dessa produção. Para tanto, precisará de mão de obra qualificada.

Dentro do contexto de que a FIEC considera as energias renováveis no estado uma oportunidade de negócios e fonte de crescimento da economia, o SENAI Ceará sai na frente e está com inscrições abertas para o curso “Segurança em Instalações Elétricas em Parques Eólicos”, que será realizado na unidade da Barra do Ceará.

A demanda para o lançamento do curso, a fim de qualificar trabalhadores, surgiu das empresas do ramo que participaram do Workshop sobre Energia Eólica realizado em setembro no SENAI Barra do Ceará em parceria com Sindienergia. As principais indústrias do setor atuantes em nosso estado são a Suzlon, Aeris, Vestas, Enercon, Gran-Eollic e Sartrix, entre outras.

As inscrições para esse curso de atualização curricular do trabalhador na área de energias renováveis já estão abertas e as vagas podem ser reservadas pela Central de Atendimento do Sistema FIEC pelo número do telefone (85) 4009-6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br/para-voce. O curso é pago.

O curso tem como público-alvo profissionais que já atuam em empresas do ramo ou que estão ingressando na área, com a proposta de desenvolver no aluno a consciência prevencionista de segurança do trabalho no sistema elétrico de potência e em suas proximidades aplicável a parques eólicos.

De acordo com o assessor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, a FIEC tem tido uma preocupação muito grande em apoiar o desenvolvimento dessa atividade que está em franco crescimento de instalações de módulos fotovoltaicos para produção de energia dos consumidores residenciais e industriais bem como fortalecer o ramo de Energia Eólica. Ele reforça que são atividades industriais que estão tendo um desenvolvimento recente e é preciso que exista mão de obra qualificada para atender demandas de produção.

“Houve o empenho do SENAI de montar cursos dedicados às atividades de geração distribuída, principalmente por modos fotovoltaicos e também de segurança do trabalho em parques eólicos. Esses cursos estão acontecendo rotineiramente e com as turmas sempre completas. Entendemos que é uma atividade nova que vai envolver muita mão de obra e que vai permitir muitos negócios novos, contemplando também as empresas que fazem parte do Sistema FIEC e muitas delas ligadas ao Sindienergia." pontua.

Além do curso de Segurança em Instalações Elétricas em Parques Eólicos, o SENAI Ceará oferece no seu portfólio os cursos na área de energia de Montador e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos, realizados também no SENAI Barra do Ceará. Agora em janeiro terão início a quinta turma dessas qualificações.

Os cursos são uma realização do SENAI Ceará em parceria com Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e a empresa Satrix, associada ao Sindienergia.

Matrícula
Para realizar a matrícula, o candidato deverá apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Em caso de cópia autenticada, não é necessário apresentar o original.

Os pré-requisitos para que os interessados possam a fazer o curso são: ter 18 anos completos e possuir o curso de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10.

A carga horária é de 40 horas. O curso é presencial na área de Segurança do Trabalho e começa no dia 30 de janeiro desse ano no horário noturno.

Descontos
É concedido até 20% de desconto para trabalhador da indústria associada a sindicato filiado ao Sistema FIEC e que declara FPAS 507 ou 833 em sua GFIP.

Como fazer a inscrição
O número de vagas é limitado. As inscrições devem ser efetuadas com antecedência. Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (85) 4009-6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br/para-voce.

Serviço
Curso de Segurança em Instalações Elétricas em Parques Eólicos
Carga horária: 40 Horas
Presencial
Área: Segurança do Trabalho
Período do curso: 30.01.2017 à 10.02.2017
Horario: 18:30 às 21:45
Unidade SENAI Barra do Ceará em Fortaleza
Valor: R$ 270,00

SAIBA MAIS

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright