Crateús recebe lançamento do FNE Sol do BNB
Aconteceu ontem (1/12) o lançamento do FNE SOL do Banco do Nordeste em Crateús, o quinto município do interior cearense a receber a ação em 2016, durante a FENECRAT – Feira de Negócios da Região de Crateús.
O Programa de Financiamento à Micro e à Minigeração Distribuída de Energia Elétrica - FNE SOL - foi criado pelo BNB com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade ambiental da matriz energética brasileira, com uma linha especialmente desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis.
O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, proferiu palestra de abertura para os 225 participantes presentes. “Acreditamos que o FNE Sol deverá propiciar bons negócios em geração distribuída. O sucesso tem se dado pela parceria do BNB com FIEC, SindiEnergia, Câmara Setorial de Energias Renováveis, SEBRAE e demais parceiros”, afirmou.
Durante a apresentação, o gestor enfatizou ainda que o Estado do Ceará possui até o momento 253 consumidores de GD - geração distribuída, o que representa 31,4% do Nordeste e 63% a mais que o segundo colocado. Nacionalmente, Ceará encontra-se em oitavo lugar.
Na Geracão Centralizada, o Ceará tem contratados 270 MW de usinas fotovoltaicas, o que representa 8,4% do total contratado no Brasil até o momento.