Fórum de Oportunidades de Negócios discute o relacionamento entre Startup e Indústria
Na tarde desta quinta-feira (1/12), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, aconteceu o Fórum de Oportunidades de Negócios Startup/Indústria com o tema Inovação Aberta. O evento foi promovido pelo Programa para Desenvolvimento da Indústria e a i-Ventures, com a proposta de debater os novos modelos de relacionamento entre grandes empresas e empresas recém-criadas, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa (startup).
Regis Melo, co-fundador da GreenMile, e Bruno Rondani, diretor da Wenovate, foram os facilitadores do encontro. Regis apresentou a história da GreenMille e o começo desafiador da empresa. Bruno trouxe o case “Movimento 100 Open Startup” e os dados animadores de conexão entre as grandes empresas e as startups. Ele começou com uma pequena empresa de serviços. Logo após fazer um laboratório de pesquisa e desenvolvimento (PeD) vendeu o negócio para uma multinacional francesa, o que o fez construir o conceito de open startup e ampliar horizontes para mercados maiores, globais.
Segundo ele, o dilema do inovador pode ser comparado com um elefante. As grandes empresas se tornam “pesadas”, estáveis demais e acabam estagnando o processo de inovação ou lançando produtos com um longo período de intervalo.