FIEC sedia instalação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) sediou quinta-feira (27/10), a solenidade de lançamento da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Ceará. A Câmara Brasil-Alemanha atua com o objetivo de desenvolver ações para atrair investimentos, ampliar o comércio bilateral, incentivar a cooperação entre os países, além de fortalecer os negócios de seus associados. O evento contou com a parceria da FIEC, através do Centro Internacional de Negócios. Além da Alemanha, o Ceará possui uma Câmara de Comércio e Indústria com Portugal.

Representando o presidente da FIEC, Beto Studart, o superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Eduardo Bezerra, afirmou que uma câmara de comércio presta serviço de diplomacia, ao mesmo tempo com o caráter privado e também de relacionamento entre os países. "A Câmara que acaba de nascer está destinada a ter vida longa, produtiva e associada também ao relacionamento com outros países além da Alemanha", comemorou.

O cônsul honorário da Alemanha no Ceará, Hans-Jurgen Fiege, frisou que apesar das instabilidades políticas e econômicas do Brasil, o momento é bom para estreitar as relações comerciais e econômicas entre a Alemanha e o Brasil por meio do Ceará. "Espero que essa parceria não seja só econômica, mas também de intercâmbio cultural e de formação educacional. A equipe que assume vai criar novo eixo de cooperação a fim de aumentar o peso econômico entre os dois países no Nordeste. Agradeço o apoio da FIEC".

O presidente empossado da Câmara, Dieter Gerding, destaca que a Câmara foi criada para acompanhar de forma contínua as ações de prospecção de investimentos e das missões empresariais. "A Câmara chega para pensar intercâmbios culturais conjuntos e a profissionalização dos jovens para industria e comércio, além de viagens e visitas mútuas. E o melhor: vai estimular parcerias para transferência de tecnologias para que equipamentos inovadores de energias renováveis e isolamento acústico sejam fabricados aqui no Ceará. Temos um vasto campo de possibilidades irmanadas", aconselhou.

Recém-chegada ao cargo, a cônsul-geral da Alemanha em Recife, Könning-de Siqueira Regueira, enfatizou que as prioridades do relacionamento entre Brasil- Alemanha são nas áreas de energias renováveis, bioeconomia, educação profissional e na área de humanas com intercâmbio cultural. "O Brasil é forte parceiro dos alemães na América Latina. Temos 1.400 empresas alemãs no país. Respondemos entre 10 a 12% do PIB Industrial brasileiro. São Paulo é um grande polo industrial alemão fora do nosso país. E a Câmara no Ceará vai impulsionar esse negócio sobretudo no Nordeste. Por isso, defendo a candidatura do Ceará e de outro estado nordestino para sediar o encontro econômico Brasil- Alemanha da forma que foi feito esse ano na cidade de Weimar, na Alemanha",  incentivou.

A solenidade foi encerrada com palestra do diretor de Serviços da Thyssenkrupp, Carlos Roberto Bonadio. A empresa alemã atua no Brasil na fabricação e venda de elevadores residenciais e comerciais. Ele elogiou o nascimento da nova Câmara e disse que a empresa está pronta para realizar novos negócios aqui no Ceará.  

Participaram do evento o presidente do Sinduscon Ceará, André Montenegro; o presidente do Sindmest, Alfredo Neto; e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, Mário Lima Júnior.


Confira os nomes da diretoria eleita para o biênio 2016 – 2018 da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha do Ceará:
Dieter Gerding (presidente); Jorgdieter Anhalt (vice-presidente administrativo); Laerte Meyers de Castro Alves (vice-presidente financeiro); Adriano Silva Huland (diretor jurídico) e Aletéia Patrícia Pessoa Lopes (diretora de governança); Circe Jane Teles da Ponte (diretora de eventos e turismo); Marlene Pinheiro Gonçalves (diretora de inovação e tecnologia); Stefanie Börner Falcão (diretora de cultura); Sven Richard (diretor de negócios internacionais); e Wolf Rudiger Gerding (diretor de comunicação). Participam do conselho fiscal da câmara Ênio Viana Area Leão, Fernando Castro Alves e Ted Luiz Rocha Pontes (efetivos) e Raphael Kopf e Vicente Araújo (suplentes).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA