CONPEM debate ações práticas do seu Planejamento Estratégico

O Conselho Temático das Micro e Pequenas Empresas (CONPEM) da FIEC está colocando em prática o plano de ações dos seis objetivos do seu Planejamento Estratégico 2016-2020, elaborado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE). O assunto voltou ao debate entre os conselheiros presentes na reunião do conselho realizada nesta terça-feira, 25/10, na sede da FIEC, em Fortaleza. Eles sugeriram encaminhamentos e sugestões de ações estratégicas e metas téticas para os objetivos estratégicos conforme combinado na última reunião em agosto último.

Os objetivos estratégicos que estão norteando os conselheiros, sob a coordenação do presidente do CONPEM, Alexandre Pereira, são: incentivar compras governamentais e de grandes empresas às MPE´s cearenses; estimular a formalização, a sindicalização e a associação das MPE´s; fomentar a inserção das MPE´s cearenses no comércio exterior; discutir e propor ações para simplificar acesso ao crédito às MPE´s e sua revitalização; discutir, tomar parte e acompanhar as mudanças institucionais e legais com impacto e legais com impacto direto sobre as MPE´s; articular a qualificação da mão de obra no interior cearense. Dois conselheiros ficam responsáveis por cada um dos seis objetivos.

A próxima reunião do CONPEM acontecerá no próximo dia 29 de novembro, uma terça-feira. Na ocasião, será posta em pratica algumas das ações do objetivo estratégico 1.  Os conselheiros Alci Porto (Sebrae) e Cláudio Ferreira Lima (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) trarão convidados do Tribunal de Contas dos Municípios e do Sebrae para tratar sobre compras governamentais, linhas de crédito para essas compras e as mudanças e e alteração na tabela tributária do Simples Nacional, que é o regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte.

Também foram sugeridas ações práticas para incentivar o empreendedorismo digital e para aproveitar a rede de educação tecnológica e formal, aceleradoras, incubadoras e financiadores para ações de desenvolvimento de novas tecnologias no interior cearense.

Para isso, na primeira reunião de 2017 do Conselho em janeiro, dentro do objetivo estratégico 6, serão programadas reuniões itinerantes em instituições de ensino em Limoeiro do Norte, Jaguaribara e Quixeramobim. Os conselheiros Alci Porto (Sebrae), Cirilo Vidal Pessoa (FAEC) e José Antunes da Fonseca Mota ( FIEC/ Sindialctícinios) contribuíram com essa proposta.

Além disso, o conselheiro Alci Porto, do Sebrae, vai articular conversas e reuniões com o Banco do Nordeste e com o Sebrae para conhecer linhas de financiamentos e projetos que incentivem empresas criativas no ceará como startups e incubadoras, sendo elas de pequenas a grandes empresas.

As reuniões de 2017 do conselho serão dedicadas aos debates com convidados para esclarecer as ações dos objetivos estratégicos. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA