Geração distribuída é pauta de encontro da CBP-CE

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) promoveu nesta sexta-feira (21/10), na Casa da Indústria, a última edição de 2016 do Café & Negócios. O evento reuniu empresários, executivos e técnicos interessados em conhecer e debater sobre as oportunidades e desafios da geração distribuída de energia. O objetivo do evento é dinamizar e fomentar negócios, promovendo a troca de experiências e networking.     

O presidente do Sindienergia, Elias do Carmo, abriu o evento e o presidente da CBP-CE, Armando Mendes de Abreu, destacou que o mercado de energias renováveis vem sendo apontado como o futuro, tanto para consumidores residenciais quanto empresariais. “A geração distribuída é um tema muito em voga hoje em dia e os principais investimentos que o Ceará recebeu nos últimos anos foram em energia eólica e solar. O que buscamos com o evento é esclarecer as vantagens de utilizar esse modelo e mostrar todo o potencial do mercado no Ceará, por natureza um Estado favorecido para empregar diferentes modelos”, disse.     

Sobre a temática, o Café & Negócios abordou três diferentes perspectivas: de mercado, jurídica e estratégica. De acordo com o advogado Eugênio Filho, que abordou o aspecto jurídico das energias renováveis, desde a Resolução 687/2015, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve mudanças com sentido de estimular a utilização de energias renováveis para os mais diversos públicos, entretanto muitos aspectos referentes ao tema foram alterados, principalmente na seara jurídica.

Em sua palestra, o gerente de negócios e projetos da Solier, Marcelo Silva, abordou diversas estratégias para se ter geração distribuída.  De acordo com ele, desde a implementação da resolução da ANEEL, foi ampliado o leque de oportunidade para as energias renováveis. Ele mostrou que tipo de modelo o cliente pode escolher – solar, eólica, biomassa – e qual melhor tipo de soluções a adotar tanto para casos empresariais como residenciais.

Crescimento

Em tempos de energia elétrica cada vez mais cara e novos reajustes já sinalizados pelo governo federal, os consumidores brasileiros têm buscado alternativas para economizar. Uma das principais apostas, seja por parte de pessoas físicas ou jurídicas, tem sido investir na micro e minigeração de energia, atividade que cresceu bastante em vários estados do País, incluindo o Ceará. Segundo a Aneel, há um ano o Estado possuía apenas 95 conexões, valor este que já saltou para 228 atualmente. Trata-se de um crescimento de 140% em apenas 12 meses.

No Nordeste, o Ceará lidera no número de conexões de micro e minigeração de energia, seguido por Pernambuco (140) e Bahia (116). A atividade começou a se desenvolver no Estado entre julho e setembro de 2013, quando as primeiras cinco conexões foram instaladas em solo cearense. De lá para cá, a atividade cresceu sucessivamente e, atualmente, já tem uma potência total instalada de 1.104 kW, segundo informações da Aneel.

Lançamento

O Café & Negócios também foi palco para o lançamento da missão empresarial Conexão Energias Renováveis – Ceará l Portugal, promovida CBP-CE, Adece e FIEC, que acontecerá entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro e reunirá empresários, empreendedores, associações e investidores ligados ao setor de energias renováveis do Brasil e de Portugal para um encontro inédito entre as empresas do ramo. A missão terá apoio de mais de 19 entidades entre brasileiras e portuguesas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA