Drauzio Varella lança campanhas do SESI durante palestra na FIEC

Atualmente, é raro encontrar quem não tenha pelo menos um amigo ou parente que já tenha sido vítima de câncer. Os avanços da medicina têm permitido o desenvolvimento de tratamentos eficazes, mesmo para os casos mais agressivos, mas uma série de fatores parecem influenciar na cura, ou não, do paciente tratado, numa mistura que envolve genética, estilo de vida e um pouco de sorte. Em todos os casos, o diagnóstico precoce é apontado como componente decisivo para um desfecho feliz; e o acesso a informação aparece como caminho fundamental para a prevenção.

O médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella tem dedicado sua vida a informar a sobre sintomas e tratamentos de diferentes enfermidades. Ontem, na sede da FIEC, o médico proferiu a palestra “Outubro Rosa e Novembro Azul: precisamos tocar nesse assunto”, conscientizando de forma decisiva os cerca de 400 presentes ao evento sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata. O evento fez parte de mais uma edição do projeto Ideias em Debate, criado pela atual gestão da Federação das Indústrias, e marcou a abertura das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul do Serviço Social da Indústria (SESI/CE).  O prédio da FIEC foi iluminado na cor rosa.

"Estamos preocupados com a saúde dos nossos empresários e trabalhadores, submetidos a um estresse muito grande, e isso atrai doenças. Mas estamos atentos. Por isso aderimos a essas campanhas nacionais, tentando dar conforto e orientação aos nossos funcionários”, afirmou o presidente da FIEC, Beto Studart.

“Esta é a segunda vez que o SESI adere às campanhas, através da sensibilização do setor industrial e da elaboração de um pacote de ações a serem executadas em parceria com as indústrias cearenses. As ações englobam desde materiais informativos e palestras, até a realização de consultas e exames ginecológicos e urológicos dentro das empresas, levando informação, conscientização e saúde ao trabalhador”, disse o Superintende Regional do SESI, Cesar Ribeiro, em discurso de abertura.

Varella alertou para o caráter simbólico dos dois movimentos: “A rigor, a prevenção dessas doenças deve acontecer o ano inteiro”, lembrou. Para o médico, o câncer de mama atinge muito a parte emocional das mulheres. “O seio é um símbolo da feminilidade. Conheci senhoras que nunca se olharam no espelho depois se terem tirado a mama. Hoje em dia, avançamos muito nisso, e temos resultados estéticos maravilhosos”. 

Sobre o tabu em torno do exame de toque retal, imprescindível para o diagnóstico do câncer de próstata, Varella foi contundente: “O objetivo do procedimento é examinar, e não dar prazer. As pessoas precisam fazer exames dolorosos, e esse é só mais um, que por sinal é indolor”.

O médico alertou ainda para os problemas de saúde do mundo moderno, como diabetes e hipertensão. “São doenças tão comuns que as pessoas nem ligam mais, é normal ser hipertenso ou diabético. As pessoas precisam praticar atividade física, o nosso corpo foi feito para o movimento. Se o corpo humano tivesse sido feito para a vida que nós temos, não precisaria dessas pernas longas e nem desses braços. Esse uso inadequado do corpo humano leva a essas epidemias”. Ao falar da sua própria experiência, Varella arrancou risos da plateia e deu um bom exemplo aos participantes: “Sou desses idiotas que correm maratonas. Todos os dias acordo, visto o calção, a camisa e o tênis e saio correndo, porque se for para negociar comigo mesmo enquanto ainda estou na cama, não vou levantar nunca! Na cama somos todos mau-caráter, sempre inventamos desculpas. Então tenho essa pacto comigo mesmo, de não me deixar vencer pelas desculpas”.

Para conhecer os pacotes do Outubro Rosa e Novembro Azul do SESI, ligue (85) 4009.6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA